Portal do Governo Brasileiro
X

BUSCA

Pagina Inicial / Cooperação Federativa / Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – "ADE Noroeste Paulista"

Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – "ADE Noroeste Paulista"

Composição

55 municípios: Alvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d'Oeste, Indiaporã, Jales, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Votuporanga.

Parceiros

O Instituto Natura, através da Rede de Apoio à Educação - RAE, atualmente desenvolve um projeto de Diagnóstico Regional e Formação de Líderes com Dirigentes Municipais de Ensino e Técnicos Educacionais. Para a realização do Congresso Internacional, neste ano, contamos com o apoio do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Unidade Votuporanga; AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense; IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da São Paulo - Campus Votuporanga; e UNIFEV - Centro Educacional de Votuporanga. Há também muito apoio técnico, como o do Movimento Todos pela Educação.

Histórico

A implantação do ADE Noroeste Paulista iniciou no ano de 2009, por meio de diálogos entre os líderes regionais com o apoio do Professor Mozart Neves Ramos representante do “Todos pela Educação”. Neste contexto, as etapas descritas a seguir relatam a linha do tempo estabelecida na constituição do ADE Noroeste Paulista:

Mobilização

Com o apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), 17 municípios se reuniram objetivados no processo de adesão e constituição do grupo. Assim, fundou-se o ADE Noroeste Paulista, configurado como um Arranjo intermunicipal em que a base do trabalho se alicerçou na colaboração horizontal, pautada na instrumentalização da gestão pública territorial.

Diagnóstico

As ações diagnósticas permearam a constituição do ADE Noroeste Paulista e compreendem sua estruturação até o presente momento. Inicialmente, o Professor Mozart Neves Ramos, por meio de oficina de mapeamento, baseada nos instrumentos vinculados ao PAR, efetivou diagnóstico que resultou na identificação de necessidades comuns dos municípios. Os levantamentos realizados definiram as ações prioritárias a serem desenvolvidas pelo Arranjo.

A partir das ações de diagnóstico, os encaminhamentos se subsidiaram por meio de tomada de decisões coletivas e democráticas. Independentemente de sua configuração, como tamanho ou número de habitantes, todos os municípios possuem igual poder de voto.

Termo de Parceria

A representatividade do Arranjo, composta pelos Dirigentes Municipais de Educação, elaboraram a Carta de Compromisso e Princípios de Atuação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo que descreve a organização do ADE Noroeste Paulista especificando suas finalidades, suas instâncias, as esferas de coordenação, e os deveres e direitos dos membros. Atualmente, 56 municípios participam do ADE Noroeste Paulista e todos assinaram a carta de princípios de atuação.

Governança e Recursos do Arranjo

A constituição de governança do ADE Noroeste Paulista se dá por meio de um grupo que compõe a Coordenação Executiva, a qual compete o fomento de uma rede de mobilização e articulação coletiva cuja finalidade é fortalecer e ampliar a oferta e o desenvolvimento da educação pública e gratuita de excelência para todos, no âmbito dos municípios do Noroeste do Estado de São Paulo.

O ADE Noroeste Paulista nunca contou com financiamento externo e atua exclusivamente com parcerias. Os municípios realizam uma divisão equitativa dos custos de operacionalização do Arranjo, quando necessário.

A cidade de Votuporanga é escolhida como município sede dos encontros de formação de professores. O Congresso Internacional de Educação, evento mais relevante de formação de professores promovido anualmente pelo Arranjo, é viabilizado por meio de recursos provenientes das inscrições dos participantes custeadas pelos próprios municípios, assim como pelo efetivo de parcerias.

Objetivos

De forma democrática, os objetivos do ADE Noroeste Paulista permeiam constante diálogo em prol do alcance de importantes indicadores que norteiam o aprimoramento da educação e estes se relacionam ao fortalecimento a colaboração horizontal entre os municípios; viabilização de congressos e demais ações de formação de professores e gestores; integralização de profissionais da Educação e as Secretarias da região.

Metodologia

O ADE Noroeste Paulista desenvolveu uma proposta de trabalho que viabiliza ações de formação continuada de professores e gestores por meio de fóruns mensais tematizados com foco no conceito da “Educação para todos”, assim como do Congresso Internacional da Educação do Noroeste Paulista. Além disso, pautado em processos inovadores de compartilhamento de informações e produção de conhecimento, o ADE serve-se das mídias sociais e cultura digital tanto em nível acadêmico como nas dimensões que englobam monitorização e diagnóstico. Um diferencial relevante no ADE Noroeste Paulista são visitas periódicas, realizadas pelo Grupo Gestor, in loco com a intencionalidade de promover o fortalecimento da rede de colaboração.

Resultados alcançados

Desde a implantação do ADE Noroeste Paulista avanços puderam ser visualizados no território, dentre elas os resultados efetivos – impactos positivos:

  • Incremento do Ideb do território;
  • Gestores e professores estão mais engajados;
  • Impactos qualitativos das formações e parcerias nos processos educativos nas unidades escolares;
  • Criação e efetivação de uma agenda anual de trabalho;
  • Instituição do trabalho de forma integrada para promover o desenvolvimento da Educação Pública;
  • Fortalecimento da estabilidade institucional, da flexibilidade organizacional, da articulação e identidade regional, por meio de parceria com a Associação de Municípios Araraquarense (AMA), uma estrutura associativa municipalista;
  • O ADE do Noroeste Paulista construiu uma rede de produção de conhecimento e disseminação de informações.

Contato