Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Encontro articulado entre o FNDE e o Governo do Estado do Piauí promove discussão sobre o SNE

Encontro articulado entre o FNDE e o Governo do Estado do Piauí promove discussão sobre o SNE

Quinta- feira, 24 de setembro de 2015

Walisson PiauiO Governo do Estado do Piauí, em Encontro Articulado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), promoveu no segundo dia de suas atividades, nessa quarta-feira, 23/09, a discussão sobre o SNE. Participaram 199 municípios piauienses por meio de dirigentes municipais, técnicos e educadores, de palestras e de atendimentos individualizados.

O evento contou com a participação do Governador do Estado, Wellington Dias, da Secretária de Educação do Estado (SEDUC), Rejane Dias, do Presidente do FNDE, Idilvan Alencar, da Diretora de Projetos Especiais do FNDE, Renilda Lima, do Assessor Especial do MEC e representante da SASE, Walisson Araújo, da Diretora de Articulação da SEDUC, Hercília, da coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Maria Antonia, além de técnicos do FNDE, da SEDUC e dos municípios. O Presidente do FNDE proferiu palestras sobre as ações e programas do FNDE e as perspectivas futuras.

Os principais objetivos do encontro foram a articulação entre o estado do Piauí e o FNDE e, destes, com os municípios, bem como a discussão sobre o regime de colaboração e os desafios relativos os planos de educação.

Walisson Araújo, representando a SASE, abordou o texto do MEC Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país, texto ensejador do debate nacional proposto pelo MEC.

O Assessor Especial destacou a importância da atividade promovida pelo Estado ao proporcionar um espaço de interlocução e assistência aos municípios, com a presença e atendimento pelo FNDE e, também, ao se ocupar das diretrizes que vem sendo formuladas sobre o Regime de Colaboração. "Na concretização do regime de colaboração, formas de articulação como estas são essenciais para promover maior interação e trabalho comum e cooperativo. Fóruns como estes, de interação e ajuda mútua, de construção de soluções, são importantíssimos e precisam se reproduzir e ganhar características de perenidade. Com tal espírito, nessa direção caminha o debate que o MEC vem promovendo ao discutir o SNE e a regulamentação da cooperação federativa".

Walisson detalhou a proposta do MEC, especialmente a repercussão potencial que terá na organização dos sistemas de ensino e na conformação de formas de colaboração que precisam ser concretizadas em cada território. Também falou, em linhas gerais, do trabalho que vem sendo preparado no campo da valorização dos profissionais da educação e do monitoramento e avaliação dos planos de educação. A exposição foi seguida de discussões com os presentes.

 

Redação SASE/MEC