Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Secretário Binho Marques reafirma a importância da continuidade dos trabalhos na I Reunião Ordinária do CONSED

Secretário Binho Marques reafirma a importância da continuidade dos trabalhos na I Reunião Ordinária do CONSED

Reuniao ConsedOs secretários de Estado da Educação se encontraram ontem, quinta-feira, em Santa Catarina, para a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED). Como convidado para a fala de abertura no encontro, o Secretário Binho Marques, da SASE/MEC, foi enfático ao dizer que, por orientação do Secretário Executivo e Ministro Interino Luiz Cláudio Costa, todo o trabalho que está sendo feito deve continuar normalmente e todo o diálogo que estava sendo estabelecido entre o MEC e as Secretarias Estaduais de Educação para dar andamento ao Plano Nacional de Educação (PNE) deve ser mantido.

Assim, mais uma vez reforçou a importância da elaboração dos planos de educação até junho, o papel estratégico de articulação política a ser desempenhado pelos Secretários de Estado, a necessidade de acompanhar de perto o trabalho da rede de assistência técnica e, em especial, o acompanhamento mais próximo das ações realizadas pelo coordenador estadual da rede. Falou também da impossibilidade da ampliação do prazo e da importância do planejamento comum para a execução do PNE e para a agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação.

Os Secretários que na sequência usaram a palavra deram destaque ao trabalho que vêm realizando nos seus estados, mostraram a relevância do trabalho tripartite na composição da rede de assistência técnica e relataram experiências que ajudaram a agilizar o processo de elaboração ou adequação dos planos ao PNE em seus estados.

O Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do CONSED, Eduardo Deschamps, destacou a importância de manter as ações articuladas com a SASE/MEC e relatou a profícua relação da Secretaria com o Fórum Estadual de Educação, que teve como resultado uma proposta de plano já pronta para encaminhamento à Assembleia Legislativa. Presente na reunião, a Coordenadora Estadual de Santa Catarina, Edna Batistotti, acompanhou o debate ao lado da Secretária Adjunta da Secretaria de Estado, Elza Moretto, e do Secretário Eduardo Deschamps.

A reunião continuou à tarde e a pauta foi a Base Nacional Comum, com a presença do Secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios.

Fonte: SASE/MEC, 20/03/2015