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Cuiabá/MT sedia formação da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação

Quinta-feira, 03 de março de 2016

Rede formacaoProfissionais da educação da região Centro-Oeste que compõem a Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação estão reunidos no auditório do Tribunal de Contas em Cuiabá/MT desde essa quarta-feira (02/3) para formação técnica. O encontro ocorre até esta sexta-feira (04/03).

A Rede foi instituída pelo MEC, sob a responsabilidade da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), após ação de elaboração ou adequação dos planos subnacionais à luz do PNE. O objetivo dessa Rede é prestar assistência técnica às comissões coordenadoras e às equipes técnicas responsáveis pelo processo de monitoramento e avaliação dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos munícipios, com base nas orientações e documentos e disponibilizados pela Sase/MEC.

O trabalho de formação é conduzido pelo coordenadores estaduais da Rede de cada estado e pela equipe da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope/Sase/MEC). Para o diretor da Dicope, Geraldo Grossi Junior, é preciso garantir uma cultura de planejamento na educação. "Com o trabalho integrado desenvolvemos a tecnologia para melhorar o monitoramento e avaliação da Educação Básica. O monitoramento periódico demonstrará se estamos alcançando a meta ou se é necessário redimensionar às políticas públicas da educação", afirmou.

A formação dos profissionais da região Centro-Oeste inicia um ciclo de formação que atenderá todos os estados brasileiros totalizando oito encontros. O próximo evento ocorrerá no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de março, para os profissionais dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

A formação abordará o Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, a organização do trabalho de campo, o estudo dos planos de educação, o monitoramento das metas e das estratégias, bem como a avaliação, que perpassam conhecimento de legislação, além da construção e da análise de indicadores.

A Rede de Assistência Técnica é composta, em cada ente federativo, de um coordenador estadual, um supervisor, já o número de técnicos é definido pela quantidade de municípios do território, sendo em média 30 municípios por técnico.

 

Redação Sase/MEC