Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Mobilização Nacional da Educação contra o Zika

Mobilização Nacional da Educação contra o Zika

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Amanhã, 19 de fevereiro, em todo o país, acontece o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. A iniciativa integra os esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O grande desafio neste momento é aproveitar o período de volta às aulas para integrar as comunidades escolares nas ações de combate e prevenção ao mosquito.

Fundo de Tela ZIKAA Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC (Sase/MEC), vem contribuindo na mobilização e sensibilização dos sistemas de ensino estaduais e municipais, e está estimulando suas redes de assistência técnica, para participarem desse esforço nacional.

O ministro da Educação explica que a escola, por reunir um grande número de pessoas em uma estrutura organizada nas comunidades, é um meio estratégico devido a sua capilaridade e alcance na sociedade brasileira. "Somos 60 milhões de estudantes, professores e servidores no Brasil. Na sala de aula podemos manter informada a juventude e as crianças, e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude, porque não adianta fazer apenas um dia de mobilização. O dia é para todo mundo parar e refletir, tem que ser uma campanha permanente", disse Mercadante.

O dia de mobilização será dedicado a ações que envolvam diretamente estudantes, pais, professores, servidores técnicos de todos os estabelecimentos de ensino do país, incluindo as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais, os 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica. A iniciativa contará com a participação das secretarias estaduais e municipais de educação, além das Forças Armadas. A mobilização dá prosseguimento ao proposto no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado no início deste mês entre o MEC, representantes do governo federal, estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares.

A expectativa conta com o alcance social das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. O MEC disponibiliza material didático para ser utilizado em sala de aula, além de apoiar a produção científica e a pesquisa sobre o vetor e as suas doenças.

Acompanhe os eventos da educação para combater a transmissão do vírus Zika pelo endereço zikazero.mec.gov.br.

Redação Sase/MEC com informações do Portal MEC