Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Municípios mineiros trabalham para aprovar PME no prazo

Municípios mineiros trabalham para aprovar PME no prazo

Sexta-feira, 08 de maio de 2015.

srediamantinaAs Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão auxiliando os municípios mineiros na elaboração de seus Planos Municipais de Educação (PME). No dia 04 de maio (segunda-feira) a Superintendência de Pouso Alegre realizou um encontro com os 30 secretários municipais de educação com o objetivo de discutir as diferentes fases de elaboração dos planos de educação.

Em 27 de abril o encontro foi com os municípios do Vale do Jequitinhonha, organizado pela Superintendência Regional de Ensino de Diamantina que reuniu prefeitos e vereadores de 25 municípios da região para discutir, contextualizar e disponibilizar assessoria técnica para a construção dos planos decenais de educação. Esses planos devem ser elaborados a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação.

Os encontros têm contado com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação/Minas Gerais (Undime MG), de outras entidades associativas de municípios e de representantes da Rede de Assistência Técnica para Elaboração ou Adequação dos Planos de Educação da SASE/MEC.

As Superintendências diagnosticaram que muitos municípios estavam em estágio inicial de elaboração dos planos, então organizaram o encontro apresentando experiências de cidades em situação mais avançada. Lembrando que os planos devem estar em consonância com o Plano Nacional de Educação e com o objetivo que todos cumpram o prazo de elaboração determinado por ele. O prazo final é 24 de junho de 2015.

O professor Sérgio Nascimento, Técnico da Rede de Assistência Técnica SASE/MEC, ressaltou a importância do PNE, "para o Plano Decenal ser realmente funcional é preciso ser tratado com a seriedade que merece para que possamos avançar a passos muito firmes. O legado histórico que este plano deixará é imensurável", destacou.

Em outro período, as equipes técnicas da SRE de Diamantina, da Undime MG e da Rede de Assistência Técnica realizaram atendimento individualizado com os secretários municipais de educação e suas equipes.

Leia mais sobre a atividade na SRE Pouso Alegre

Leia mais sobre a atividade na SRE Diamantina

 

Redação SASE/MEC com informações da SEDUC de Minas Gerais

Foto: SRE Diamantina