Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Seminário discute documento-base do PME de Campina Grande (PB)

Seminário discute documento-base do PME de Campina Grande (PB)

Segunda-feira, 18 de maio de 2015

PME Campina Grande mesaCom o foco na participação popular para a construção das políticas públicas, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande reuniu neste sábado, 16 de maio, representantes da sociedade civil organizada e educadores de vários segmentos para acolher contribuições na elaboração do Plano Municipal de Educação. A audiência pública aconteceu durante o Seminário "Discutindo o Plano Municipal de Educação", realizado no Centro Estadual de Formação de Professores, no bairro das Malvinas.

O Seminário foi uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campina Grande em parceria com o Conselho Municipal de Educação. O Plano prevê metas, diretrizes e estratégias para melhorar a educação nos próximos 10 anos. É a primeira vez que Campina Grande terá um plano de educação.

A meta do evento foi identificar as demandas da sociedade civil e incluí-las no planejamento estratégico da educação, conforme explicou a Secretária Municipal de Educação, Iolanda Barbosa. "Estamos aqui exercendo a gestão democrática, encaminhando um documento que sintetize a política municipal de educação tratando esse plano com o coletivo, com a sociedade e todos os segmentos que compõem a educação", afirmou.

Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram do seminário, entre professores, gestores e técnicos das redes pública e privada de educação, além de representantes dos movimentos sociais, entidades de classe e organizações não governamentais (ONG's), a exemplo do Movimento Negro, do Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

O presidente em exercício do Conselho Municipal de Educação, professor Antônio Lisboa, destacou que o plano atravessará gestões e pertence a todas as instituições vinculadas à educação em Campina Grande. "Estamos tratando de uma pauta central para garantir direitos e estabelecer os deveres dos poderes públicos. É o momento rico da elaboração da política pública de educação, razão pela qual todas as entidades sociais envolvidas na educação foram convocadas e estão aqui representadas", avaliou.PME Campina Grande Giselda

A representante do Fórum Estadual de Educação e Coordenadora Estadual da Rede de Assistência Técnica para adequação e elaboração dos planos de educação (SASE/MEC), Giselda Freire Diniz, participou do seminário e defendeu parcerias entre as diversas esferas de poder. "A execução das metas dos planos municipais só pode ser viabilizada a partir da articulação de todos os entes da federação, com a colaboração conjunta dos Municípios, Estados e a União em prol da melhoria da educação", argumentou.

As propostas identificadas durante o seminário serão incluídas no texto do Plano, que será finalizado até a próxima quarta-feira, 20 de maio. Nesta data, o documento será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Educação (CME). O passo seguinte será o envio do plano para a Câmara Municipal, em formato de projeto de lei.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Miguel Rodrigues, garantiu empenho do legislativo na celeridade para a tramitação e votação da matéria. "A Câmara está esperando o plano para uma discussão através das audiências públicas e ao final tenho certeza que teremos o plano aprovado para garantir a implementação das metas desse planejamento para melhoria da educação", assegurou.

PME Campina Grande estudantesFizeram parte da mesa de abertura os estudantes da Escola Municipal Tiradentes, Erick Freitas e Sabrina Alves, o professor Moisés Alves, representante do Movimento Negro de Campina Grande, o Secretário Municipal de Agricultura, Fábio Agra Medeiros e o Secretário Adjunto de Assistência Social, Rubens Nascimento.

Estados e municípios têm até 24 de junho para aprovarem seus planos de educação, conforme determina o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).

Redação SASE/MEC com informações da SEDUC de Campina Grande/PB