Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / SASE visita o ADE da grande Florianópolis

SASE visita o ADE da grande Florianópolis

noticia sase visita ade florianopolis

A Sase/Dicope representada pelo coordenador-geral de Cooperação Federativa, o professor Fernando Gralha, visitou a Escola Básica Dr. Ivo Silveira, em Paulo Lopes-SC, que mantém turma do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). O município tem o menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da região.

Por meio do Programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna, parceiro do ADE da Grande Florianópolis, crianças de séries iniciais que apresentavam dificuldades de aprendizado estão recebendo atenção especial para que possam retornar às suas salas de aula em condições de acompanhar o currículo escolar. A proposta do Se Liga se destina a estudantes não alfabetizados e em estado de defasagem em idade-série, matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Por meio do apoio à formação integral dos educadores, o programa promove a alfabetização plena desses alunos, de maneira integrada ao seu desenvolvimento socioemocional, permitindo que recuperem o atraso e sigam em frente.

Após a visita à escola, houve reunião de análise do ADE na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), parceira do Instituto Positivo na realização do programa. O diretor-executivo da Granfpolis, Miguel Augusto Forbeck Faraco, recebeu as lideranças do ADE.

Participaram da visita à escola e da reunião com o representante do Ministério da Educação (MEC) Antão Antônio David, assessor de educação da Granfpolis; Mário Fernandes, secretário de educação de Águas Mornas e presidente do Colegiado Regional de Secretários Municipais de Educação; Maria Nadir Araújo, secretária de educação de Garopaba e líder do ADE; Cristiane Fonseca, coordenadora de responsabilidade social do Instituto Positivo; Gilmara Silva, consultora e especialista em educação; e Bianca Silveira da Rosa, assistente educacional.