Sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
O coordenador-geral de Cooperação e Planos de Educação, Fernando Gralha de Souza, e a coordenadora de Cooperação Federativa, Xanda de Biase, da equipe da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope) da Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC), estiveram no estado do Pará para acompanhar projetos de educação desenvolvidos no Território de Cooperação Educacional do Tapajós/Xingu. A visita foi realizada de 6 a 8 de dezembro, nos municípios de Itaituba e Altamira.
Em Itaituba, acompanhados pela secretária de Educação, Uzalda de Miranda, os representantes da Sase/MEC promoveram visita técnica ao Centro Municipal de Educação Infantil Cecezinha e às escolas de Ensino Fundamental Raimundo Pereira Brasil e Castelo Branco com o intuito de observar as condições gerais de algumas das obras executadas, que foram financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ciclo 2011-2014 do Plano de Ações Articuladas (PAR). Durante a visita, a equipe da Sase pôde constatar a qualidade e o atual andamento de manutenção das obras e ouvir o relato das coordenações pedagógicas das escolas.
Com o mesmo fim, no município de Altamira, acompanhados pela secretária municipal de Educação, Suely Silva Rodrigues, os coordenadores compareceram ao evento final do Projeto Matematicando, que contou com a presença dos alunos do Ensino Fundamental das escolas participantes. Executado pela Secretaria de Educação do Município de Altamira, o Matematicando é um dos projetos de educação promovidos com recursos da Câmara Técnica de Educação (CT8) do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X). Como representante do governo federal na CT8, a Sase tem entre suas atribuições monitorar os projetos na área de educação – selecionados em editais públicos anuais – financiados pelo PDRS-X com recursos da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte.
A equipe participou também da 48ª Reunião Ordinária do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, com o fim de analisar o edital 2017 para financiamento de projetos de entidades governamentais e não governamentais que visam promover o desenvolvimento sustentável na região. A publicação do Edital ocorrerá no 1º semestre de 2017, em data a ser definida na próxima reunião do Comitê Gestor do PDRS-X, com previsão para fevereiro do próximo ano.
Além da participação nos eventos, os coordenadores da Sase, com o intuito de manter um diálogo colaborativo, entrevistaram os secretários de Educação do Território de Cooperação Educacional do Tapajós/Xingu sobre o trabalho desenvolvido em parceria com a Dicope/Sase. Os secretários reiteraram a importância das ações realizadas, enfatizando a necessidade da continuidade da parceria estabelecida com a Sase e destacaram os avanços obtidos, especialmente no estabelecimento de uma cultura de planejamento colaborativo, tanto nos aspectos relacionados aos planos municipais de educação e planos de cargos e remuneração dos profissionais da educação quanto na ampliação da capacidade técnica dos municípios para captação e execução de recursos do governo federal destinados à educação.
Um relatório detalhado sobre o Território de Cooperação Educacional do Tapajós/Xingu será elaborado pela Sase, até fevereiro de 2017, com base nas entrevistas com os secretários e técnicos de educação da região gravadas em outubro e dezembro de 2016.
Redação Sase
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