Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Sase se reúne com representantes de conselhos de educação para discutir o SNE

Sase se reúne com representantes de conselhos de educação para discutir o SNE

Terça-feira, 13 de dezembro de 2016

reuniao conselhos sase 1O Sistema Nacional de Educação (SNE) foi tema de reunião promovida pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), nesta terça-feira, 13, com representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Realizado no Ministério da Educação em Brasília, o encontro teve como objetivo alinhar os posicionamentos dos conselhos sobre o desenho do SNE.

Na abertura da reunião, a secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino, Regina de Assis, enfatizou a importância da participação dos conselhos nos debates sobre o SNE e, posteriormente, em sua implementação. "Os sistemas públicos só funcionarão com a articulação e generosidade entre conselhos para ultrapassar as fronteiras e diversidades do nosso país", refletiu.

De acordo com a presidente do FNCE, Maria Ester Carvalho, o fórum vem debatendo e analisando as propostas do SNE com a Sase, e ela ainda constata um amadurecimento do diálogo entre os conselhos e o Ministério da Educação (MEC). Ester declarou que a intenção do FNCE é contribuir para a discussão, em total harmonia com o MEC e a Uncme.

reuniao conselhos sase 2A presidente da Uncme, Gilvânia Nascimento, também apontou a necessidade do diálogo entre os conselhos e a Sase, especialmente neste momento "complexo e desafiador" que o país vem enfrentando. "Há algo que nos une: a [busca pela] garantia nacional de educação", ressaltou. Gilvânia destacou, ainda, que pela primeira vez Uncme e FNCE participam juntos de uma reunião na Sase.

Ao final do encontro, ficou pactuado que as propostas discutidas serão encaminhadas para debate na reunião do fórum ampliado dos conselhos, a ser realizada no início do próximo ano.

 Confira aqui mais imagens da reunião.

 

 

 Redação Sase/MEC