Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Monitoramento do PNE e Conae 2018 são debatidos em reunião do Fórum Nacional de Educação

Monitoramento do PNE e Conae 2018 são debatidos em reunião do Fórum Nacional de Educação

Terça-feira, 27 de setembro de 2016

csma 19 09Durante as reuniões realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, no Ministério da Educação, em Brasília, representantes da sociedade civil e do poder público que compõem o Fórum Nacional de Educação (FNE) debateram, entre outros temas, as ações de monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) e os preparativos para a próxima Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro foi o primeiro realizado entre o FNE e a nova gestão da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), e marcou, ainda, o lançamento da Conae 2018.

Na manhã do dia 19, ocorreram simultaneamente as reuniões da Comissão de Articulação, Mobilização e Infraestrutura (Cami) e da Comissão de Sistematização, Monitoramento e Avaliação (CSMA). Os debates na CSMA contaram com a participação da secretária de Articulação com os Sistemas de Ensino, Regina de Assis, e do secretário-executivo do fórum, Walisson Araújo. Do encontro da Cami, por sua vez, participaram o coordenador-geral do fórum, Heleno Araújo; o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva; e o diretor de Valorização dos Profissionais de Educação, Marcos Ozorio.

Além de questões internas de funcionamento e estrutura do FNE, entre os temas discutidos pelas comissões esteve a atuação dos Grupos de Trabalho Temporários (GTT), constituídos pelo fórum para monitoramento do PNE, bem como resultados dos debates sobre o Sistema Nacional de Educação e Financiamento realizado pelos grupos. Esteve em pauta, também, a organização do lançamento das etapas estaduais e municipais da Conae 2018.

pleno 20 09Os tópicos mais relevantes levantados pelas comissões foram encaminhados para debate pelo Pleno do Fórum, promovido no dia 20 de setembro, com a participação de todos os membros. Esta etapa do encontro contou, ainda, com a presença da secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, que participou da abertura dos trabalhos e ressaltou a importância do "diálogo franco, aberto e respeitoso", de forma que prevaleçam "as diferenças e o pluralismo de ideias".

Entre os encaminhamentos do Pleno, o coordenador do FNE, Heleno Araújo, apontou a necessidade de elaborar o documento de referência para orientar as conferências municipais previstas para março de 2017. "Esse trabalho que nós discutimos aqui foi feito para organizar a atuação do FNE e tomar as providências necessárias para que, até o final do ano, o documento referência esteja pronto e em condições de iniciar a etapa municipal em março do ano que vem", observou Heleno.

Redação Sase/MEC - com informações do Portal MEC