Sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Foi realizado no último dia 25/11 o Seminário Regional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Centro de Convenções e Curso de Altamira, no Pará.
Essa iniciativa integra o conjunto de ações comuns pactuadas e priorizadas no âmbito do Território de Cooperação Educacional do Xingu, que é uma articulação interfederativa coordenada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) com o objetivo de promover a colaboração entre os sistemas de ensino e a cooperação entre os três entes federativos – União, estado e municípios – para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e respectivos planos subnacionais – estadual e municipais.
Na ocasião, participaram do evento os Secretários Municipais de Educação e suas respectivas equipes técnicas; representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Pará (Undime/PA); Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc/PA); Instituições Públicas de Educação Superior, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa); Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC); Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), e especialistas das áreas de conhecimento
A representante da SEB/MEC, Adriana Andrés, destacou que a proposta elaborada para o âmbito regional dos municípios do Xingu contribui para o estudo da proposta preliminar da Base Nacional Comum, na medida em que possibilita refletir sobre quais conhecimentos deverão ser comuns a todos os estudantes da Educação Básica e quais deverão estar contemplados na parte diversificada do currículo, considerando a região, a cultura, a economia e o perfil dos estudantes e das comunidades da região.
Segundo a consultora Rosa Neide Sandes de Almeida, o Seminário da BNCC foi um momento especial no sentido de observar a articulação entre os entes federativos na construção dos objetivos que se relacionam diretamente com a construção do Plano Regional de Educação (PRE) do Xingu. A matriz de ações comuns do Plano tem a organização curricular como referência. Assim, o evento propiciou um momento específico para a discussão integrada e participativa a respeito da proposta da BNCC, que está em consulta pública. Essa iniciativa servirá de referencial para a reflexão sobre a complementação dos conteúdos que representam as especificidades regionais e locais.
Redação Sase/MEC
Compartilhe