Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / SNE é tema na Etapa Regional da I Conferência Nacional de Política Indigenista

SNE é tema na Etapa Regional da I Conferência Nacional de Política Indigenista

Terça-feira, 20 de outubro de 2015

etapasudeste1 funaiEntre os dias 14 e 16 de outubro de 2015, em São Paulo/SP, foi realizada a Etapa Regional da I Conferência Nacional de Política Indigenista com a participação dos representantes indígenas das comunidades dos Estados de SP e RJ, FUNAI e outros órgãos governamentais e não governamentais responsáveis pela elaboração e condução da política indigenista na região.

O segundo dia da Etapa Regional do Sudeste iniciou-se com um ritual conduzido por José Raimundo Arassari, do povo Pataxó, que vive no do Rio de Janeiro.

Em seguida, foram convidados para compor uma mesa sobre educação escolar indígena a representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Julieth Melo, o representante da Universidade Federal Fluminense, Domingos Nobre, o professor e indígena em contexto urbano, Emerson Guarani, e a liderança Guarani de Tenondé Porã, Jerá.

O professor da Universidade Federal Fluminense, Domingos Nobre, falou do Sistema Nacional de Educação, envolvendo aspectos gerais de financiamento e gestão.

"Um ponto crucial para a discussão de políticas públicas é o regime de colaboração: com base em minha experiência na Amazônia, em Rondônia, com saberes indígenas e contato de 20 anos com os Guarani, olho a confusão que é, e a indefinição sobre quem banca o que e quem é responsável pelo que em educação escolar indígena no Brasil.

O Sistema Nacional seria a articulação entre os três níveis de Governo e definiria quem é responsável por oferecer o que, pagar e gerir os recursos.

No documento do MEC diz: 'é preciso incluir na Lei de Diretrizes e Bases um ponto sobre o Sistema Nacional', porque ela não fala como essas esferas se articulam. Esse é um desafio que está posto."

Leia na íntegra.

Fonte: FUNAI