Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Fórum do Maranhão reforça debate em torno do SNE

Fórum do Maranhão reforça debate em torno do SNE

Terça-feira, 13 de outubro de 2015

20151008 FEE MA 2O Sistema Nacional de Educação (SNE) foi a pauta central do encontro do Pleno do Fórum Estadual de Educação (FEE) do Maranhão. O encontro ocorreu, na tarde desta quinta-feira (08), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em São Luiz. Além da participação dos membros do FEE, o debate contou com a presença de integrantes do Fórum Municipal de Educação (FME) de Bacabal.

A coordenadora do Fórum de Educação do Maranhão, Ilma Fátima de Jesus, ressaltou a importância da discussão em torno do SNE. "Está exposto no Plano Nacional de Educação essa necessidade de construção do Sistema Nacional de Educação e existem marcos legais que apontam para isso. O SNE é importante, principalmente, para efetivar a colaboração entre União, estados, municípios", detalha. Para a discussão sobre o Sistema Nacional de Educação, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que intensificará o debate sobre a temática, com foco no texto apresentado pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC). A previsão, é que a discussão seja aprofundada com a presença de debatedores em momentos a serem marcados pelo FEE.

20151008 FEE MA 1O encontro contou com a presença de representantes do FME de Bacabal. A solicitação de participação surgiu do Fórum Municipal de Educação com a proposta de acompanhar o funcionamento e discussões do Fórum Estadual de Educação. "O encontro foi muito positivo. Tivemos muitas participações, em especial a do Fórum Municipal de Bacabal. Avançamos bastante por viabilizar a participação do FME", explica. Ilma garante que o diálogo continua com os FMEs. A coordenadora afirma que o Fórum Estadual de Educação pretende criar um GT parar trabalhar diretamente com a interlocução dos Fóruns Municipais de Educação e o fortalecimento destes.

Fonte: Fórum Nacional de Educação