Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / SASE comparece na abertura da 37ª Reunião da ANPEd

SASE comparece na abertura da 37ª Reunião da ANPEd

Quinta-feira, 8 de outubro de 2015

03102015 mesa AnpedA 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) foi iniciada nesse domingo (4). A solenidade contou com a presença de pesquisadores convidados, representantes de diversas entidades e instituições ligadas à educação de todo o país, entre eles, o Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Binho Marques, representando o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Pontuando o momento político pelo qual vem passando a área e enaltecendo o esforço da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em receber tal encontro, a presidenta da ANPEd, Maria Margarida Machado, declarou aberto o encontro.

Para Margarida, o grande desafio para aqueles que lidam com a questão do conhecimento é colocá-lo a serviço da educação brasileira. Além disso, ela apontou a importância do PNE, que foi o tema da reunião, convidando todos os pesquisadores para transformar o estado de Florianópolis em um espaço rico de debate em torno das questões da educação.

"Este espaço da ANPEd é para que possamos refletir sobre a conjuntura, mas, mais do que refletir, apontar caminhos para que o país efetivamente possa ter na pauta da educação brasileira a importância do lema Pátria Educadora."

Abertura

Após as apresentações culturais (Camerata e Dona Bilica), a abertura contou com a aguardada conferência de Luiz Dourado (UFG). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Dourado abordou o tema do encontro Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira.

"O PNE se coloca como espaço político fecundo na perspectiva de avançarmos na concepção ampla da educação nacional, apresenta metas ousadas, mas sua materialização poderá ter contornos dos mais diferenciados. Precisamos avançar nos debates sobre a financeirização e os impactos no campo educacional", ressaltou o conferencista em sua fala.

A SASE participou da Sessão Conversa, dedicada ao financiamento da educação e o debate sobre o Custo Aluno-Qualidade (CAQi) no dia 05/10, a atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Andrea Barbosa Gouveia (PUC-PR), Vice-Presidente da ANPEd da Região Sul.

Participantes da mesa de abertura da 37ª Reunião da ANPEd

ANPEd – Presidenta, Maria Margarida Machado – UFG; Vice-presidentes: Região Norte – Vera Lucia Jacob Chaves (UFPA) ; Região Nordeste – Alfredo Macedo Gomes (UFPE); Região Centro-Oeste – Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (UFMS); Região Sudeste – Antônio Carlos Rodrigues de Amorim (UNICAMP); Região Sul – Andréa Barbosa Gouveia (UFPR); Diretor Financeiro, Elizeu Clementino de Souza (UNEB); Primeiro Secretário, José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP); Segundo Secretário: Paulo Cesar Rodrigues Carrano (UFF).

Autoridades – Ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério da Mulher, da Igualdade Racial e Direitos Humanos; Binho Marques, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), representando o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante; Márcia Angela Aguiar, representando o Presidente do Conselho Nacional de Eucação, Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia; Mauro José da Silva, representando o Paulo Gabriel, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC); Professor Heleno Araújo Filho, Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE); Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Roselane Neckel; Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Professora Maria Clara Kaschny Schneider; Emerson Cesar de Campos, representando o Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, Professor Antônio Heronaldo de Sousa; Gilberto Luiz Agnolin, representando o Secretário Estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Secretário Municipal de Educação de Florianópolis; Profa. Méri Teresinha de Melo Hangg, Secretária de Educação do Município de São José; Professor Romualdo Portela, Coordenador de área de Educação na CAPES; Professora Márcia dos Santos Ferreira, Coordenadora do FORPRED (Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação); Professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Coordenadora do Fórum Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE); Professora Cláudia Ribeiro Bellochio, representando o Professor Carlos Eduardo Vieira, Editor da Revista Brasileira de Educação; Professora Ivone Garcia Barbosa, Coordenadora do Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos, representando os 23 Coordenadores e do grupo; Professor Marcos Villela Pereira, Coordenador do Comitê Científico; Joana Maria Pedro, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina; Professor Nestor Manoel Habkost, Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC; Professora Ione Ribeiro Valle, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, representando todos os programas de pós-graduação de Santa Catarina; Professora Luciane Maria Schlindwein, Coordenadora da Comissão Local da 37ª Reunião Nacional da Anped; Pós-graduanda Joselma Salazar de Castro do PPGE da UFSC, representando todos os alunos pesquisadores da educação.

Para maiores informações, acesse aqui

 03102015 mesa Binho 03102015 publico Anped 03102015 Dourado Anped

Redação SASE/MEC com informações da Assessoria de Comunicação da ANPEd