Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / FEEPB promove evento articulado com Fórum de Apoio à Formação Docente para debater SNE e PNE

FEEPB promove evento articulado com Fórum de Apoio à Formação Docente para debater SNE e PNE

Sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FEEPB

Encontro foca agenda instituinte do SNE, implementação do PNE e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais.

O Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEEPB) promove evento articulado com o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD-PB) para debater as políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade social da educação, no contexto da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e dos desafios do Plano Nacional de Educação (PNE). O FepadPBencontro marcado, para o próximo dia 17, pretende reunir mais de 400 pessoas, entre representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e especialistas e educadores da área. O evento será realizado, durante todo o dia, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.

As exposições estarão a cargo do membro do Fórum Nacional de Educação (FNE) e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Dourado, e da diretora da Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino (SASE) do Ministério da Educação (MEC), Flávia Nogueira. Este será o V Encontro do Fórum Estadual de Educação da Paraíba e o II Encontro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. Para se inscrever, o interessado deve acessar o link www.sec.pb.gov.br/formacoes/inscricaoforuns.

A coordenadora do FEEPB, Giselda Freire afirma que espera receber participação de Dirigentes Municipais de Educação, de Conselheiros Estaduais e Municipais de Educação, Gestores Escolares, Professore(a)s, Estudantes, Gestores das Instituições de Ensino Superior, Gerências Regionais de Ensino, representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Coordenadores(as) Locais de elaboração dos Planos Municipais de Educação e demais profissionais da educação. "A nossa expectativa é que os participantes saiam desse Encontro com o desejo, o compromisso de lutar pela efetivação das metas e estratégias postas nos Planos de Educação, garantindo o direito de todos a uma aprendizagem significativa e ao desenvolvimento humano integral", detalha Giselda.

Veja a programação completa do evento:

V ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – FEEPB -

II ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE –FEPAD-PB

DATA: 17 de setembro de 2015

LOCAL: Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, Av.Presidente Epitácio Pessoa, 1201, João Pessoa - PB

HORA: 8h às 17h

REFLETINDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS À MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO.

08h – Credenciamento

09h - Abertura oficial

09h30 às 12h00 - Mesa-Redonda 1: A Implementação dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação e o Sistema Nacional de Educação.

Expositora:

Profa. Dra.Flávia Maria de Barros Nogueira – (Diretora da SASE/MEC)

Debatedoras:

Profa. Dra. Adelaide Alves Dias (UFPB - Anped)

Profa. Dra. Janine Martha Rodrigues Coelho (CEE)

Coordenadora da Mesa: Profa. Giselda Freire Diniz (Coordenadora Geral do FEEPB)

12h- Debate

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h30 - Mesa-Redonda 2: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular.

Expositor:

Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (CNE - UFG)

Debatedoras:

Profa. Dra. Roziane Marinho Ribeiro (Secretária Executiva Pedagógica – SEE/PB)

Profa. Dra. Rita de Cassia Cavalcanti Porto (UFPB - Anfope/PB)

Profa. Dra. Andreia Ferreira da Silva (UFCG - Anpae/PB)

Coordenadora da Mesa: Profa. Dra. Claudia Patrícia Fernandes dos Santos (UFCG/Campus Cuité)

16h30 - Debate

17h- Encerramento

 

Fonte: Fórum Nacional de Educação