Quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14/08, será realizado o Seminário de Educação Diferenciada: construindo referências de qualidade na educação para todos, no município de Altamira no estado do Pará.
Esse evento conta com a organização do Território de Cooperação Educacional do Xingu, que é uma articulação interfederativa, coordenada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), com o objetivo de promover a colaboração entre os sistemas de ensino e a cooperação entre os três entes federativos (União, estado e municípios), com participação social, para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), e dos respectivos planos municipais e estadual do Pará. Os Territórios de Cooperação Educacionais se inserem no âmbito da Agenda Instituinte do Sistema Nacional de Educação (SNE).
Participam dessa articulação os gestores educacionais de 11 municípios do estado do Pará*, representantes da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA), da SASE/MEC, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Seccional do Pará), da sociedade civil, das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR).
Para Binho Marques, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, a recente aprovação do PNE (Lei nº 13.005/2014) impõe aos governos e à sociedade grandes desafios. Além de metas ousadas, traz ainda estratégias que se concretizarão somente se houver articulação federativa permanente e sustentável, com o compromisso de ampliar a oferta e a qualidade e diminuir as desigualdades que são históricas no país. Esta ação organizada pelo Território do Xingu, articulada com os entes federados, as instituições de ensino e a sociedade civil, caminha nesse sentido.
De acordo a Profª Drª Maria Ivonete Coutinho da Silva, Coordenadora-Geral do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), "o Seminário de Educação Diferenciada tem como objetivo principal discutir e apresentar proposições sobre o desafio de uma educação diferenciada com qualidade social na região da Transamazônica e Xingu".
Na noite do dia 13/8, está prevista a Abertura Solene do Seminário e Lançamento do Curso de Magistério Extrativista da Terra do Meio. O Curso é uma das ações pactuada no âmbito do Território de Cooperação Educacional do Xingu, cuja coordenação está sob a responsabilidade do Campus de Altamira da UFPA, e conta com a parceria estratégica da Escola de Aplicação desta Universidade. Esse curso dispõe de recursos financeiros do Ministério da Educação (MEC) para sua execução.
A Secretária de Educação de Vitória do Xingu, Presidente da Undime/PA e membro do Território de Cooperação, Diana Amorim, ressalta que "a necessidade de atender grupos populacionais diferenciados e com demandas muito específicas pressupõe pensar e colar em prática opções curriculares diferenciadas". Ela frisa, ainda, que essa iniciativa surge do esforço e trabalho comum e colaborativo realizado no âmbito do Território de Cooperação Educacional do Xingu. Por fim, pondera que o "seminário objetiva sistematizar reflexões teóricas e ações operacionais para o fortalecimento da Educação Diferenciada na Região do Xingu".
Maria Aparecida Brandão, membro do Território de Cooperação pela Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), entidade não governamental, afirma que "o Curso de Formação de Magistério tem como principal mérito atender o público que está muito longe, em área isoladas, com a formação de pessoas da própria Reserva Extrativista, que tem raízes na comunidade e conhecem bem a realidade".
Mais informações sobre o Seminário de Educação Diferenciada: construindo referências de qualidade na educação para todos podem ser encontradas no site: https://pdrsxingu.org.br/noticia/321.
*Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilância, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Redação Sase/MEC
Compartilhe