Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Tangará da Serra (MT) tem PME sancionado

Tangará da Serra (MT) tem PME sancionado

Terça-feira, 07 de julho de 2015

Tangara MT PME sancionadoO Plano Municipal de Educação (PME) de Tangará da Serra, que norteará as políticas públicas em educação pelos próximos 10 anos, foi aprovado e sancionado. Localizado na região sudoeste mato-grossense, distante 214 km de Cuiabá, e com mais de 90 mil habitantes, o município é considerando uma referência na região. Possui em seu território 66 escolas, públicas e privadas, de educação básica com mais de 23 mil matrículas (Censo Escolar, 2013), além de três instituições de ensino superior, de acordo com a prefeitura.
A elaboração do plano do municipal foi coordenada pelo Fórum Permanente de Educação, criado em dezembro de 2014, com assessoramento da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Para construção do texto-base e apresentação do diagnóstico, foram realizados vários seminários com os seguintes eixos: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Fundamental de 9 anos; Educação Infantil; Educação em Tempo Integral; Alfabetização na Idade Certa; Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante; Educação Especial; Educação do Campo e Indígena; Ensino Superior; e Valorização da Carreira dos Profissionais da Educação e Financiamento.
A consulta pública do documento foi realizada por meio de pré-conferências nas escolas, com discussão do texto e eleição de delegados para a Conferência Municipal de Educação, realizada em 29 de maio de 2015. No evento, após discussão do documento-base e das emendas ao texto, o texto final foi aprovado pelos delegados presentes. A proposta do plano municipal de educação foi encaminhada ao Conselho Municipal de Educação, que emitiu parecer favorável, e seguiu para o prefeito, que a transformou em projeto de lei e a enviou para o Legislativo em junho.
Para a secretária de educação de Tangará da Serra, Iolanda Garcia, "a metodologia utilizada na construção do plano fortaleceu e legitimou o documento finalizado. Participaram do processo mais de 1.500 pessoas, desde a discussão por eixo até a Conferência Municipal, debatendo e propondo metas e estratégias acolhidas no plano para a educação de Tangará da Serra nos próximos 10 anos".
Iolanda afirmou que utilizou os materiais, dados e indicadores disponibilizados no Portal Planejando a Próxima Década para elaboração do diagnóstico municipal e demais fases de construção do plano.

 

Redação SASE/MEC