Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Governor do Amazonas sanciona Lei do Plano Estadual de Educação

Governor do Amazonas sanciona Lei do Plano Estadual de Educação

Quarta-feira, 1º de julho de 2015

Governador José Melo sanciona novo Plano Estadual de Educação e anuncia pacote de leis para reduzir burocracia para investidores privados

AM PEE sancionadoO governador do Amazonas, José Melo, sancionou nesta terça-feira, 30 de junho, o novo Plano Estadual de Educação, que contém um conjunto de 22 metas para melhorias na qualidade de ensino da rede pública na próxima década. Entre as medidas para avançar nos indicadores educacionais, está o "Todos Pela Vida-Educação". As regras do programa, que visa fortalecer nas escolas a rede de proteção aos jovens contra a criminalidade, foram sancionadas pelo governador e estabelecem, ainda, maior autonomia para as mais de 580 escolas da rede estadual na aplicação e gestão de recursos.

Metas reais – De acordo com o governador, todos os segmentos da educação estão contemplados com metas reais para avançar na qualidade de ensino. "O Plano Estadual da Educação significa a nossa redenção. Vai estabelecer os critérios para que a gente possa na próxima década construir uma educação diferenciada para nossos filhos, com qualidade e consistência", frisou José Melo.

O novo Plano de Educação contém as estratégias de melhoria na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante, ensino superior, valorização e qualificação dos profissionais na próxima década. Educação indígena e a oferta de condições para conectividade á internet na escola também estão entre as metas.

Entre as iniciativas para avanços na educação está o novo programa governamental "Todos Pela Vida-Educação", que vai reforçar a rede de proteção aos jovens contra a criminalidade. O programa vai agilizar o repasse de recursos às escolas públicas estaduais para a manutenção de suas estruturas, além da execução de ações pedagógicas. A aplicação desses recursos será feito com base em plano coordenado pelas s Associações de Pais, Mestres e Comunitários (APMCs). A expectativa é que R$ 30 milhões sejam economizados com a iniciativa.

 

Fonte: Governo do Estado do Amazonas, com adaptações