Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Encontro “MP-SP e MEC” debate desafios da educação com qualidade

Encontro “MP-SP e MEC” debate desafios da educação com qualidade

Sexta-feira, 26 de junho de 2015

MP SP mesaMembros do Ministério Público do Estado de São Paulo, representantes do Ministério da Educação, da Secretaria Estadual de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) estiveram reunidos nesta quinta-feira (25/6) na sede do MP-SP no I Encontro do Ministério Público de São Paulo e Ministério da Educação (MEC), que prossegue nesta sexta-feira. O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, fez a abertura do evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (CEAF/ESMP). O objetivo do Encontro é debater os desafios que precisam ser vencidos para se estabelecer na prática a educação com qualidade em todo o estado de São Paulo.

A mesa de abertura do encontro contou também com a presença da Secretária-Adjunta da Secretaria Estadual de Educação, Professora Cleide Baruab Eid Bochixio, representando o Secretário Herman Voorwald, da Coordenadora de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Rosiléa Maria Roldi Wille, representando o Secretário Binho Marques, da Presidenta da UNDIME-Região Sudeste, Priscilla Bonini Ribeiro e do Diretor da ESMP, Promotor de Justiça Marcelo Pedroso Goulart.

Ao abrir o evento, Márcio Elias Rosa trouxe à lembrança a figura de três personagens fundamentais para o conceito de educação no Brasil: Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darci Ribeiro, "homens que deixaram como legado um padrão de educação constituído com a própria vida", segundo destacou. "O Ministério Público do Estado de São Paulo abre as portas para abrigar esse evento porque acredita que a grande revolução se faz no ambiente escolar, sendo necessário também reconhecer a fundamental importância da figura do professor na unidade de ensino para execução do Plano Nacional de Educação", afirmou.

Mais de 300 pessoas se inscreveram para participar do I Encontro entre MP-SP e MEC, cuja primeira mesa de debates tratou sobre os desafios da oferta de vagas para a educação infantil com participação da Coordenadora-Geral da Educação Infantil do MEC, Rita de Cássia de Freitas Coelho, que falou dos avanços alcançados, mas enfatizou que os desafios da oferta de vagas para a educação infantil não podem ser reduzidos ao direito a uma vaga, ou direito ao acesso. "A qualidade da educação infantil é um tema que não está pactuado em nossa sociedade", ressaltou.

Os planos municipais de educação foram o tema da segunda série de palestras com participação da Coordenadora de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Rosiléa Maria Roldi Wille, para quem o desafio consiste na iniciativa de organizar uma política de educação no território, buscando criar um sistema nacional de educação – que entre tantos aspectos vai orientar e construir a educação de qualidade a partir do acompanhamento para cada município.

Leia na íntegra, aqui.

 

Fonte: Ministério Público do Estado de São Paulo