Quinta-feira, 25 de junho de 2015
Em sessão extraordinária, na última quarta-feira, 24/06, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, por unanimidade, o Plano Estadual de Educação (PEE), que será o balizador para as políticas educacionais no estado para os próximos 10 anos.
O relator da matéria, deputado Daniel Zen (PT), disse que o grande avanço do PEE é a destinação de 100% dos royalties do pré-sal à educação, recurso que deve chegar ao estado a partir de 2017. Para o deputado: "A preocupação dos servidores está sendo contemplada. Travamos uma luta, que é a garantia de 100% dos royalties do pré-sal para a Educação. Acho que esse é o grande ganho desse Plano".
Nas discussões da matéria, o deputado Gehlen Diniz (PP) elogiou a condução dos debates pela Comissão de Educação e afirmou que os parlamentares não mediram esforços para que todos se vejam contemplados no projeto: "A Aleac expôs o máximo possível. Fizemos um amplo debate e, após haver consenso da categoria, resolvemos votar esse Plano. Esse deputado se manifesta favorável também à matéria. Quero parabenizar as comissões que trabalharam exaustivamente", reiterou.
A deputada Leila Galvão (PT) ressaltou o trabalho realizado pela Comissão de Educação em relação ao PEE e ressaltou que o tema foi debatido à exaustão com a comunidade escolar: "Quero destacar os esforços dos membros da Comissão de Educação que abriram o diálogo para as discussões e o recebimento de sugestões que dão a esse projeto legitimidade. Estou muito feliz de poder colaborar com a construção desse Plano. Quero agradecer a participação de todos que estiveram nas reuniões. É dessa forma que nós consolidamos a democracia".
O Plano seguirá para sanção do governador.
Compartilhe