Quinta-feira,18 de junho de 2015
A Câmara de Vereadores de Mariópolis aprovou o Plano Municipal de Educação (PME), com vigência de 2015 a 2025. Segundo a secretária de Educação, Simone Perera, o plano é resultado de uma construção coletiva, envolvendo os diversos segmentos educacionais do município, "participando e propondo novas formas de pensar a educação a partir do contexto nacional, da legislação educacional e das inúmeras necessidades e desafios que constantemente são apresentados pela sociedade contemporânea".
Conforme Simone, o Plano Municipal de Educação de Mariópolis encontra respaldo legal na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e na Lei Federal 13.005/2014 do PNE. Também foi elaborado pela Comissão Municipal, responsável pela elaboração do PME nomeados através de Portaria.
A comissão elaborou diagnóstico, documento base e audiência pública com o assessoramento do Departamento de Educação", destacou. O PME de Mariópolis encaminhado pelo prefeito à Câmara de Vereadores foi questionado, monitorado e, após o debate, foi aprovado. "O mesmo contempla e define diretrizes, metas e estratégias educacionais e abrange não somente a educação municipal, mas sim todos os níveis de ensino", ressaltou Simone.
A secretária disse ainda que a comissão instituída e responsável pela elaboração do PME e o Departamento de Educação cumpriu com responsabilidade e pontualidade o art. 8º do PNE. "Agradecemos o empenho, dedicação, estudo e compromisso na elaboração do PME, pois educar é semear com sabedoria e colher com paciência", completou.
Redação SASE/MEC
Compartilhe