Segunda-feira, 18 de maio de 2015
Nesse sábado, 16/05, aconteceu a 2ª Conferência Municipal no Hotel Fazenda Mato Grosso, promovida pelo Fórum Municipal de Educação. O objetivo da Conferência foi deliberar sobre a proposta de avaliação e revisão do Plano Municipal de Educação (PME) de Cuiabá aprovado em dezembro de 2010.
Participaram da Conferência representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) subsede Cuiabá, Câmara Municipal, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Sistema S, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino de Mato Grosso, pais, e das unidades educacionais das redes municipais e estaduais.
"É um momento muito importante no sentido de avançarmos na política educacional de Cuiabá", disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Regina Lúcia Borges.
O secretário municipal de Educação Gilberto Figueiredo informou que "após essa etapa de debate com todos os segmentos, o próximo passo é encaminhar o documento ao gabinete do prefeito, que vai transformá-lo em Projeto de Lei para ser discutido e aprovado pela Câmara Municipal. Logo após será devolvido à Prefeitura para sanção do prefeito."
A secretária adjunta de educação, Marioneide Kliemaschewsk, coordenou os trabalhos de avaliação do Plano. A respeito de uma das metas para o município, que é atender a demanda da educação infantil, para que em 2016 atinja 100% da população de 4 e 5 anos, disse Marioneide: "A população de Cuiabá nessa faixa etária, conforme o censo de 2010, é de 24.602 crianças. O município de Cuiabá atende 15.421 alunos. Com a construção dos 24 centros municipais de educação infantil, até 2016, pretendemos atingir essa meta."
Além da melhoria no atendimento da educação infantil, também são metas do plano a melhoria do atendimento para o ensino fundamental, a educação de jovens e adultos, da educação especial e do campo, do ensino médio e superior, além da formação e valorização dos profissionais e a gestão de financiamento e regime de colaboração.
Estados e municípios têm até 24 de junho para aprovarem seus planos de educação, conforme determina o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014).
Redação SASE/MEC com informações da Prefeitura de Cuiabá
Foto: Prefeitura de Cuiabá
Compartilhe