Quarta-feira, 22 abril de 2015
Com a proximidade, por lei, do prazo final para a elaboração ou adequação das metas municipais e estaduais ao Plano Nacional de Educação, e consequente aprovação, o Fórum Nacional da Educação (FNE) tem encontro marcado com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro para debater o tema. É a primeira vez que o novo ministro tem uma reunião oficial com FNE. Além do ministro, o Fórum recebe os coordenadores dos Fóruns Estaduais de Educação. A reunião ocorrerá no próximo dia 29, em Brasília.
No encontro, além do PNE, Janine Ribeiro deve debater as perspectivas para a educação do Brasil nos próximos anos e iniciar a abertura de diálogo com todos os setores da educação. Para o ministro, o FNE é uma boa opção para iniciar o diálogo, principalmente porque, na data, haverá encontro com os representantes estaduais e municipais do Fórum.
Segundo o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo, o FNE é um instrumento conquistado pelas entidades da sociedade civil ligadas a Educação e faz parte da estrutura do MEC. "A participação do ministro nas reuniões é muito importante para garantir uma integração das políticas educacionais com os programas de governo, coordenados pelo Ministério. A perspectiva é de manter um diálogo permanente para implementar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação", explica.
PNE
Próximo de completar um ano de vigência, o PNE estabelece 20 metas para melhorar a qualidade da educação no Brasil. União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e preparam-se para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024. A primeira é a aprovação dos projetos estaduais e municipais até 24 de junho próximo para ter consonância com o plano nacional.
Fonte: Fórum Nacional de Educação com informações do portal do Ministério da Educação.
Compartilhe