O encontro com o ministro da educação contou com a presença de 20 secretários e representantes das Secretarias Estaduais de Educação
Quarta-feira, 15 de abril de 2015
O pleno do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed participou de audiência institucional com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta terça-feira 14/04, no Ministério da Educação (MEC). O primeiro encontro com o novo ministro teve como tema principal o alinhamento quanto às pautas estratégicas e prioritárias para o alcance das metas do PNE. O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps fez uma breve apresentação do Consed, que ao longo de sua história tem participado decisivamente da formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação.
O presidente do Conselho listou as definições do Fórum de Secretários para o biênio 2015-2016. "Nós do CONSED propusemos uma agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, com os seguintes eixos prioritários: A definição da Base Nacional Comum; O Financiamento da Educação Brasileira; O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; O foco na Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio", destacou.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse considerar o Consed como uma das forças da educação brasileira e que o propósito deste encontro inicial é de alinhamento do trabalho para a grande missão que é o PNE. O ministro apontou que os cinco eixos prioritários apresentados pelo presidente do Consed são excelentes e essenciais para o alcance das metas estabelecidas.
Para ele é preciso priorizar a Base Nacional Comum sendo necessário "conceituar e construir os currículos". Disse também que o financiamento da educação tem que ser analisado pela ótica do ampliar e "principalmente melhorar a qualidade do gasto", disse.
Ao final da reunião, cada secretário fez uma breve apresentação das questões relacionadas aos respectivos estados.
Compartilhe