Este site usa Javascript.
Portal do Governo Brasileiro

SimCAQ


 logogrande

A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE/MEC, em continuidade às ações de instituição do Sistema Nacional de Educação - SNE previsto no Plano Nacional de Educação - PNE, disponibiliza o Simulador de Custo Aluno-Qualidade (SimCAQ) para a Educação Básica.

O SimCAQ é um simulador de simples manuseio que colabora com os entes federativos na tomada de decisão sobre a análise de cenários de custos e investimentos face às metas do planejamento educacional, visando à garantia do direito à educação de qualidade para todos.

Trata-se de um sistema ainda em desenvolvimento, até porque o CAQi, previsto nas estratégias da Meta 20 do PNE, está em fase de definição. A previsão é de que, em breve, seja disponibilizada uma versão web deste Simulador, devidamente ajustado aos parâmetros definitivos a serem utilizados para o cálculo do CAQi.

Nossa expectativa é que o manuseio do simulador possa ser útil para dar suporte aos gestores e para qualificar o debate com a sociedade em geral sobre os limites e necessidades de financiamento para a concretização das metas dos planos de educação.

Inicialmente, a SASE/MEC e a UFG desenvolveram um protótipo que está disponível aqui. A partir do protótipo desktop, a SASE/MEC e a UFPR estão aperfeiçoando a ferramenta para disponibilizá-la em versão web para facilitar o manuseio e a sua permanente atualização. Como a versão desktop, também a versão web será disponibilizada aos usuários de forma livre e gratuita assim que estiver finalizada. Clique aqui para conhecer o projeto em andamento.

A SASE/MEC, UFG, UFPR e toda a equipe que está trabalhando no desenvolvimento do SimCAQ desejam a todos um bom trabalho!


ALERTA

O SimCAQ está disponível aqui na versão desktop. Para o funcionamento regular do Simulador é necessário instalar o banco de dados e o sistema, seguindo atentamente os passos descritos nos manuais. O Passo 14 do Manual Instalador do Sistema é fundamental para que a instalação seja bem-sucedida.

14. Na caixa que será aberta clique na aba Compatibilidade e na opção Nível de Privilégio selecione Executar este programa como administrador. Clique no botão OK.

 

 

 

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal