Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Sase participa de debate sobre valorização dos profissionais da educação em Tocantins

Sase participa de debate sobre valorização dos profissionais da educação em Tocantins

Quinta-feira, 3 de março de 2016

 

20160223 publico TO foto seduc TOA valorização dos profissionais da educação foi destaque no X Fórum Estadual da Undime Tocantins, que reuniu técnicos e profissionais da educação, nos dias 23 e 24/02, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), Campus em Palmas e contou com a participação do representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), Sergio Roberto.

Com a participação de Sergio Roberto, diretor de Valorização dos Profissionais da Educação (Sase/MEC), foi esclarecido o papel da Rede de Assistência Técnica de Planos de Carreira e Remuneração, constituída em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), cuja tarefa é realizar processos formativos para os entes federativos no que concerne a conceito, legislação e diagnóstico situacional dos planos de carreira e remuneração.

 O diretor explicou que "a ideia é fazer com que essa rede possa instituir processos formativos para os secretários de educação e as equipes técnicas na elaboração do Plano de Carreira, para tornar-se efetivo e financeiramente viável. Além de trazer a questão da valorização do profissional de educação como uma referência fundamental".

No encontro, a equipe da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação (Divape/Sase/MEC) apresentou o Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira (SisPCR), desenvolvido pelo MEC, criado para subsidiar o trabalho da Rede que possibilita a simulação de diferentes alternativas para planos de carreira e remuneração, levando em consideração seus respectivos impactos nas despesas com pessoal.

Para o secretário da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins, Adão Francisco de Oliveira, não é possível implementar uma Educação Integral e Humanizada sem considerar a valorização dos profissionais da educação. "Então, uma vez que temos a capacidade de levantar discussões sobre essa pauta fundamental mostramos compromisso com a educação, em um sentido amplo", afirmou o secretário.

O presidente da Undime, Jorcirley de Oliveira, ressaltou que a valorização profissional não é somente financeira. "Entregar um ambiente saudável para se trabalhar, com cadeiras confortáveis, acervo bibliográfico também é valorização do profissional, além de fazer com que o professor tenha um calendário acessível", frisou o presidente.

No Tocantins, a Rede de Assistência Técnica é coordenada pela gerente Ângela Maria Engel Jungblut. Para maiores informações entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Redação: Sase/MEC com informações da Seduc/TO