Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika mobiliza escolas em todo o Brasil

Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika mobiliza escolas em todo o Brasil

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

 

20160219 mobilizacao zika Dilma BANo Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, o início do ano letivo em todo o país teve uma lição de cidadania. A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada do governador da Bahia, Rui Costa, na sexta-feira (19/02), visitou o Colégio Alfredo Vianna, em Juazeiro - BA, para conversar com um grupo de estudantes sobre o importante papel que as crianças e adolescentes têm no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Dilma pediu o engajamento dos estudantes na disseminação de informações para ajudar suas famílias e comunidades a enfrentarem o transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Em palestra, Dilma explicou as formas como o mosquito se reproduz e as ações que o governo brasileiro vem desenvolvendo para combater a proliferação do agente. "O jeito mais eficaz que nós temos hoje, agora, amanhã e depois de amanhã para combater o mosquito está nas nossas mãos, na mão da população. Em nenhuma cidade em que o mosquito foi combatido com eficiência foi conseguido isso sem a participação de vocês, a participação da população", frisou.

A presidenta também ressaltou que, além das campanhas para combater os focos de reprodução do mosquito, o governo tem investido em pesquisa para desenvolvimento de ações específicas contra o vírus Zika. Dilma citou as iniciativas de institutos brasileiros de pesquisa para desenvolver uma vacina contra a zika e a dengue, e a criação de mosquitos estéreis capazes de impedir que o Aedes se prolifere.

"Não basta só nós (governo) fazermos, procurarmos a vacina, estimularmos esses laboratórios que produzem o mosquito estéril ou transgênico. Nós precisamos da participação da população, de cada um de vocês, dos pais, das mães, dos amigos e dos parentes", ressaltou.

20160219 mobilizacao zika Mercadante CEO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da ação na Escola Estadual de Educação Profissional Leonel Brizola, em Fortaleza - CE, acompanhado do governador do estado, Camilo Santana. O ministro falou aos estudantes sobre a importância de combater a todo o momento o mosquito. "Precisamos de uma atitude permanente e a escola é o melhor espaço para organizar e multiplicar essa mobilização". O evento foi transmitido para toda a rede estadual de educação e teve o acompanhamento de 400 mil alunos.

Representantes do governo federal de várias pastas estiveram nas redes de educação brasileira nessa sexta-feira. Foram mobilizadas para a ação as 188.673 escolas de Educação Básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

20160219 mobilizacao zika Binho aulaO secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, também participou da mobilização no Colégio Estadual Helena Matheus, em Salvador - BA, acompanhado do secretário estadual de educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas. Na ocasião, os estudantes apresentaram uma música em ritmo de rap composto especialmente para a ocasião, alertando para o risco das doenças causadas pelo mosquito.

O secretário observou que "a Bahia é o terceiro estado com maior incidência de microcefalia. É uma situação grave. Esta ação depende fundamentalmente do apoio da população. Estamos fazendo estudos científicos para que possamos avançar com possibilidades de vacinas". Binho também elogiou a participação dos estudantes e lembrou que o combate ao mosquito deve ser uma ação conjunta.

"O dia de hoje é um momento de esforço de todo o país e todos estão envolvidos em uma campanha para que possamos enfrentar algo e isso depende de cada pessoa, da mobilização de cada um porque vários esforços estão sendo feitos no sentido de compreender melhor como é a propagação dessas doenças através desse vetor, que é o Aedes aegypti", disse.
Para o secretário Osvaldo Barreto, a mobilização dos estudantes reforça o combate nacional contra o Aedes. "O combate ao mosquito é uma responsabilidade de cada cidadão. E entendemos que a escola, como espaço de construção da cidadania, pode dar grande contribuição", disse.

A mobilização nacional da educação conta com o apoio dos militares para as realizarem visitas às escolas e ministrar palestras aos alunos. Trata-se da quarta fase da operação do ministério da Defesa para contribuir com o combate ao Aedes aegypti. A primeira ocorreu entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro, com a erradicação dos focos de mosquito nas unidades militares. A segunda foi realizada no último dia 13, com a mobilização nacional e o emprego de 220 mil militares em 428 municípios. E, a terceira fase, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, onde 55 mil militares atuaram em cerca de 290 municípios, por meio do combate direto aos focos e de visitas às escolas.

 

Redação: Sase/MEC com informações do Blog do Planalto, Portal MEC e Governo da Bahia