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Território de Cooperação Educacional do Tapajós realiza II Oficina sobre Planos de Carreira e Remuneração

Terça-feira, 1º de dezembro de 2015

IMG 1170Nos dias 16 e 17 de novembro, foi realizada a II Oficina sobre Planos de Carreira e Remuneração (PCRs) na Região do Tapajós. Na ocasião, reuniram-se oito municípios do Estado do Pará, Aveiro, Belterra, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão e Santarém. Este último foi a sede do evento.

A iniciativa integra o conjunto de ações comuns pactuadas e priorizadas no âmbito do Território de Cooperação Educacional do Tapajós – articulação interfederativa coordenada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC) com o objetivo de promover a colaboração entre os sistemas de ensino e a cooperação entre os três entes federativos (União, estado e municípios) para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), e respectivos planos subnacionais (estadual e municipais).

O evento contou com a participação dos secretários municipais e das respectivas equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação; representante da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), e da SASE.

A oficina tratou de temas como: i) diagnóstico da situação das redes de ensino no que se refere à gestão de pessoas, estrutura de carreira e recursos para custeio da folha de pagamento dos profissionais da educação; ii) etapas para a construção de um plano de careira; iii) simulação de estrutura de carreira no Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira e Remuneração – SISPCR; e iv) Construção de referencial de plano de carreira.

De acordo com o Coordenador Geral de Cooperação Federativa, Rodrigo de Oliveira Junior, a temática dos Planos de Carreira e Remuneração – PCRs foi uma das ações comuns de âmbito regional priorizada pelos membros do Território de Cooperação Educacional do Tapajós, para fazer frente ao desafio de readequação dos PCRs, em atendimento ao previsto no Plano Nacional de Educação – PNE, e nos respectivos planos subnacionais (Estadual e Municipais). Assim, houve o entendimento que uma das ações fundamentais seria a formação dos gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Educação da Região no sentido de construir conjuntamente conhecimento a respeito da situação da estrutura de carreira vigente em cada município a partir de informações e ferramentas disponibilizadas por meio do apoio técnico da Diretoria de Valorização dos Profissionais de Educação – DIVAPE/SASE/MEC.

IMG 1157IMG 1180 foto rodrigo

Redação Sase/MEC