Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / Ministro quer participação ativa do CNE na Base Comum

Ministro quer participação ativa do CNE na Base Comum

 Quarta-feira, 11 de novembro de 2015

20151110 CNE PNE MinistroO Conselho é uma das entidades que têm a prerrogativa legal do acompanhamento e monitoramento da execução do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, cabe ao CNE estabelecer a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

O ministro destacou a importância de uma participação ativa do CNE na formulação da Base Nacional Comum, uma das estratégias do PNE. "Uma base sólida, mas que seja o início de um esforço para garantir os direitos de aprendizagem. Com a base comum a gente garante que o professor saiba o que ensinar, os pais saibam o que os filhos precisam aprender", disse.

Para Mercadante, o currículo do ensino médio deve ir além da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A construção do currículo do ensino médio e o Enem vão precisar dialogar, mas precisamos pensar em uma formação para educação profissional. O ensino técnico e profissional é importante para o país", explicou o ministro.

Na educação profissional, o ministro destacou a expansão dos cursos de medicina e a formação de professores. "Os novos cursos de medicina que estão sendo autorizados focam na qualidade e na formação médica com campo de prática", afirmou. "Nós não estamos formando professores de química, física, matemática e biologia, precisamos mudar isso", concluiu.

Livro – Na abertura da reunião, o presidente do CNE, Gilberto Garcia, presenteou o ministro Aloizio Mercadante com o primeiro exemplar do livro Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: educar para a equidade, lançado pelo CNE nessa terça-feira (10).

 

Fonte: Portal MEC

 Assista