Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Notícias / SASE participa da 37ª Reunião Nacional da ANPEd

SASE participa da 37ª Reunião Nacional da ANPEd

Quinta-feira, 1º de outubro de 2015

banner anpedANPEd realiza em Florianópolis (SC) sua 37ª Reunião Nacional de 4 A 8 de outubro

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza, entre os dias 04 e 08 de outubro, sua 37ª Reunião Nacional. O evento, que acontecerá no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terá como tema Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Assim como em 2013, o encontro bienal e maior evento acadêmico da área da Educação no país será novamente realizado dentro de uma universidade federal.

O encontro acadêmico da área de Educação reunirá 3 mil pessoas na UFSC entre pesquisadores, professores e estudantes em programação que ainda inclui mostras de cinema, lançamentos de livros e debates sobre temas como PNE, gênero, financiamento e Pátria Educadora.

A abertura oficial da 37ª Reunião Nacional da ANPEd se dará com Cerimônia Especial no auditório Garapuvu da UFSC, no domingo, 04 de outubro, a partir das 18h, coordenada pela presidente da Associação, Maria Margarida Machado. O Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (SASE/MEC), Binho Marques, participará do ato.

A Conferência de Abertura, a partir de 20h, será ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Dourado (UFG), membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que irá abordar como o Plano Nacional de Educação (PNE) pode representar um avanço às políticas educacionais, sem deixar de evidenciar limites e ambiguidades presentes no texto aprovado.

No dia 05/10, das 18:00 às 20:00h., haverá uma Sessão Conversa dedicada ao financiamento da educação e o debate sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQi) com a participação do Secretário Binho Marques (SASE/MEC), do Prof. Dr. Thiago Alves (UFG) e do Prof. Dr. José Marcelino de Rezende (USP), esta atividade será coordenada pela Profa. Dra. Andrea Barbosa Gouveia (PUC-PR) e Vice-Presidente da ANPEd da Região Sul.

Para Margarida Machado, "é fundamental que seja ocupado o debate e se garanta a regulamentação de um SNE que atenda a perspectiva da educação para todos e todas, de qualidade socialmente referenciada, com gestão democrática, laica, que respeite e valorize a educação da infância à pós-graduação".

O encontro da ANPEd receberá docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de pesquisadores convidados nacionais e estrangeiros. Com programação construída em torno do tema central, o encontro da ANPEd proporciona um espaço ideal tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica na área quanto para debates qualificados de temas críticos que ganharam a agenda da educação brasileira em 2015, como financiamento e cortes, militarização de escolas públicas, questões de gênero e o documento Pátria Educadora.

A 37a Reunião Nacional da ANPEd tem sua imagem-tema criada por Olinda Evangelista em bordado, numa homenagem e essa prática catarinense e brasileira, representando costumes e lendas do estado.

Acompanhe aqui a programação.

 

Redação SASE/MEC com informações da ANPEd