Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Sase realiza seminário com países da Unasul

Sase realiza seminário com países da Unasul

O Seminário Internacional "Sistemas Educacionais dos Países da Unasul" reúne, nesta semana, em Brasília, doze países para discutir seus respectivos cenários da educação e formas de colaboração.

O evento acontece quinta e sexta-feira (4 e 5) numa iniciativa conjunta da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e Assessoria Internacional, ambas do Ministério da Educação.

O projeto começou no início deste ano, com a assinatura da carta compromisso entre o Brasil e a Secretaria Geral da Unasul, após aprovação no Conselho Sul Americano de Educação da Unasul. A partir daí, cada país indicou um pesquisador para realizar o levantamento da estrutura educacional local, traçando um diagnóstico que será compartilhado durante o seminário. As contribuições do Seminário permitirão uma melhor compreensão das semelhanças e diferenças entre os sistemas educacionais e comporão um estudo comparado que servirá de subsídio na elaboração de políticas educacionais e estratégias de combate às desigualdades na região.

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008.

A Unasul tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados.
Fazem parte do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

PROGRAMAÇÃO
Data: 4 e 5 de dezembro de 2014

1º dia – 4 de dezembro de 2014
MANHÃ
8h – 9h30: Credenciamento
9h30 –10h: Cerimônia de abertura
10h20 – 12h: Conferência Desenho institucional e sistema educativo: experiências internacionais
Conferencista: Aida Arango (IIPE Unesco Buenos Aires)
Moderador: Luiz Fernandes Dourado (CNE)
12h – 14h: Almoço
TARDE
14h – 18h: Mesa Temática O Direito à Educação (apresentação das pesquisas)
Moderadora: Gilda Cardoso de Araújo (UFES)

2º dia – 5 de dezembro de 2014
MANHÃ
9h – 12h: Mesa Temática Organização da Educação (Apresentação das pesquisas)
Moderador: Fernando Luiz Abrucio (FGV-SP)
12h00 – 14h: Almoço
TARDE
14h – 17h: Mesa Temática Políticas Públicas (Apresentação das pesquisas)
Moderadora: Helena C. L. de Freitas (ANFOPE)
17h – 18h: Propostas e considerações finais
18h: Encerramento

Fonte: Sase/MEC