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Sase participa de debates sobre projetos de educação na região do Médio Xingu (PA)

Sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Reuniao PDRSXRepresentantes da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) estiveram nos municípios de Altamira e Anapu, localizados na região do Médio Xingu, no Pará, para participar dos debates sobre os projetos de educação a serem desenvolvidos em 2017 pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X). Realizada de 19 a 22 de outubro, a visita incluiu, ainda, balanço do trabalho promovido pela Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope/Sase) em conjunto com as secretarias de educação de ambos os municípios.

Nos dias 21 e 22 de outubro, representando a Dicope/Sase, Wânia Clemente de Castro e Xanda de Biase Miranda se reuniram com a secretária municipal de educação de Altamira, Suely da Silva Rodrigues; com a secretária de educação de Anapu, Vitória Regia de Oliveira; e com o ex-secretário de educação e prefeito eleito em 2016 por Anapu, Aelton Fonseca Silva, para entrevistá-los a respeito das ações desenvolvidas na região em parceria com a Dicope/Sase desde 2012. A atividade teve como resultado o fortalecimento da colaboração com os municípios.

"Os secretários reiteraram a importância das ações realizadas, enfatizando a necessidade de continuidade da parceria estabelecida com a Sase e os avanços obtidos, especialmente no estabelecimento de uma cultura de planejamento colaborativo e na ampliação da capacidade técnica dos municípios para captação e execução de recursos do governo federal destinados à educação", afirmou Xanda.

Durante a 47ª Reunião Ordinária do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, promovida nos dias 20 e 21 de outubro em Altamira, a equipe da Sase participou da discussão sobre o edital de 2017 do PDRS-X, que prevê o financiamento de projetos de entidades governamentais e não governamentais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável na região. A análise dos projetos de educação é feita pela Câmara Técnica de Educação (CT8), composta paritariamente por representantes da sociedade civil e das três esferas de governo, na qual a Sase representa o governo federal.

Evento escola Xingu siteAlém da Sase/MEC, no debate estiveram representadas a Secretaria de Estado da Educação do Pará, as secretarias de educação dos 12 municípios alcançados pelo PDRS-X, a Universidade Federal do Pará e a sociedade civil organizada.

Para conhecer mais de perto os projetos de educação desenvolvidos na região, as representantes da Sase/MEC realizaram, também no dia 21 de outubro, visita técnica à Casa Familiar Rural Dorothy Stang. A ação teve como finalidade observar as práticas pedagógicas e condições gerais da escola, que atende 180 alunos da zona rural em sistema de alternância, que intercala períodos letivos com períodos de pesquisas e outras ações nas comunidades de origem de alunos. São ofertados pela instituição os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio integral, incluindo educação técnico-profissionalizante na área de agropecuária.

A visita das gestoras da Sase à escola foi acompanhada pela secretária de educação de Anapu e pela coordenadora pedagógica da Casa Familiar, Hozana Vanessa da Silva, bem como pelo corpo docente e discente da instituição.

Redação Sase/MEC