Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Relatório do GT-ADE é publicado

Relatório do GT-ADE é publicado

Quinta-feira, 05 de maio de 2016

O relatório final do Grupo de Trabalho sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação (GT-ADE - Portaria nº 1.238, de 11 de outubro de 2012), instituído com a finalidade de elaborar estudos sobre a implementação de regime de colaboração mediante tais arranjos, aprovado pelo grupo em julho de 2015, está disponível para download, acesse aqui.

O trabalho desenvolvido pelo GT foi estratégico, pois mobilizou uma reflexão nacional pela via da participação de inúmeros especialistas e atores políticos, que se associaram em torno do tema e seus desdobramentos. Foi estratégico, também, por representar, atualmente, o estudo mais completo no país sobre experiências de associativismo territorial. Um extenso trabalho de pesquisa realizado por oito consultores, com o apoio da Unesco, permitiu a construção deste grande banco de informações sobre as iniciativas regionais.

Trata-se de um importante instrumento para subsidiar o desenvolvimento de iniciativas que estimulem a colaboração entre sistemas de ensino e a cooperação federativa, bem como contribui para a agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Redação Sase/MEC