Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Professores efetivos ainda sem formação podem se inscrever em vários cursos até dia 5 de maio

Professores efetivos ainda sem formação podem se inscrever em vários cursos até dia 5 de maio

Quarta-feira, 4 de maio de 2016.

Base 5Professores efetivos dos anos finais do ensino fundamental e médio, que ainda não tiveram a oportunidade de se graduar nas disciplinas que lecionam, podem fazê-lo por intermédio da Rede Universidade do Professor. O Ministério da Educação está oferecendo 105 mil vagas de nível superior para a formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas até 5 de maio, na internet, pela Plataforma Freire, no Portal do MEC. Na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), são ofertados os cursos de primeira licenciatura. E, na modalidade presencial regular, a segunda licenciatura, respeitadas as vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior. Os cursos de licenciatura oferecidos são em Matemática, Química, Física, Biologia, Letras (Português), Ciências, História e Geografia. E as aulas começam a partir do segundo semestre de 2016.

De acordo com o último censo escolar, o Brasil possui 200 mil professores da rede pública de ensino sem formação na própria área de atuação. Para o ministro Aloizio Mercadante, não há como melhorar a educação pública se não houver melhora na formação continuada dos professores. "Estamos oferecendo vagas para esses professores completarem a sua formação e assim poderem dar um salto de qualidade em sala de aula", avaliou.

O ministro ressalta a vantagem do uso da educação a distância combinada com a educação presencial. "Mesmo com todas as dificuldades, os professores estão se matriculando e querendo estudar. O que é excepcional, principalmente em educação a distância, porque eles continuam os estudos onde moram, no interior, sem prejuízo de jornada de trabalho, fazendo a complementação nos horários que têm."

Mercadante lembrou que o Conselho Nacional de Educação (CNE) ajustou as diretrizes curriculares para agilizar a formação desses professores. Ao invés de 3,6 mil horas, que é um curso médio de formação, esses profissionais poderão concluir sua formação superior em 700, 900 ou em 1,8 mil horas, dependendo de cada caso. "Não é um curso de graduação completo, ele vai fazer uma trajetória muito mais rápida de formação", afirmou. "E fazendo tudo isso sem custo nenhum", finalizou.

Acesse a Plataforma Freire, onde pode ser feita a inscrição.

Fonte: Portal MEC com adaptações