Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Rede PCR de Alagoas realiza formação com gestores sobre elaboração de planos de carreira da educação

Rede PCR de Alagoas realiza formação com gestores sobre elaboração de planos de carreira da educação

Terça-feira, 26 de abril de 2016

A adequação ou elaboração dos Planos de Cargos e Remuneração (PCR) dos servidores da educação dos municípios alagoanos é tema de uma formação continuada para gestores e técnicos municipais durante toda esta semana, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

Iniciada nesta segunda-feira (25), a capacitação é ministrada pela Rede PCR que, em Alagoas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Segundo a meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), os planos municipais e estaduais de Cargos e Remuneração precisam estar revisados ou elaborados até o final de 2016. A partir desta demanda, o MEC instituiu a Rede PCR, uma rede de assistência técnica para auxiliar estados e municípios neste processo.

Nesta segunda e terça-feira (25 e 26), 51 municípios participam da capacitação no Cepa. Os outros 51 municípios também terão acesso à formação nos dias 28 e 29 de abril.

De acordo com Tércio Alexandre da Silva, coordenador da Rede PCR em Alagoas, a capacitação terá três fases e será oferecida a todos os municípios. "Dividimos em dois grupos de 51 municípios para facilitar o acesso ao conteúdo", justificou. As outras duas etapas da formação serão realizadas nos meses de maio e junho.

Planos sustentáveis - Para o presidente da Undime, Gervásio Lopes, a capacitação vai dotar os gestores municipais de informações fundamentais para a implantação de um plano de cargo sustentável. "Quanto mais conciso, melhor será o plano e mais fácil de ser implantado. Ele deve refletir a realidade do município", afirmou Lopes.

A secretária de Educação de Igaci, Maria Helena Torres, participou da abertura da formação e disse que a iniciativa vai auxiliar a prefeitura no aperfeiçoamento seu plano. "É sempre bom acompanhar as discussões sobre esse tema, até para que possamos utilizar essas informações em nossa cidade", destacou.

Conteúdo – Além da capacitação, os participantes terão acesso a todo o material impresso do conteúdo da formação. A Rede PCR vai acompanhar os municípios com todo o suporte necessário para o esclarecimento das dúvidas acerca dos planos.

Para mais informações sobre a Rede PCR, basta acessar o endereço https://al.undime.org.br.

 

Rede PRC-AL 1Rede PCR-AL 2

 Fonte: Tribuna do Sertão