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Fortalecimento da Educação do Campo na Região do PDRS-Xingu: visita à Casa Familiar Rural de Altamira/PA

Quinta-feira, 31 de março de 2016

Arcafar AgnaldoNo dia 16 de março, foi realizada a Reunião Regional com a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Arcafar), nas dependências da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), Campus de Altamira.

Nesse encontro, foi pactuada a agenda regional para o fortalecimento da educação do campo na Região do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável Xingu (PDRS-Xingu). Participaram da atividade todos os diretores das Casas Familiares Rurais do estado do Pará e representantes da Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc-PA), da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), da Secretaria de Governo da Presidência da República, das Secretarias Municipais de Educação de Anapu e Brasil Novo e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

No dia 17 de março, como desdobramento da Reunião Regional da Arcafar, para tratar da oferta educacional pelas Casas Familiares, foi realizada a visita técnica à Casa Familiar Rural de Altamira com representantes do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA), da Arcafar, da Sociedade Civil no Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (CGDEX/PDRS-Xingu), da Sase/MEC, e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará (SECTET/PA).

Arcafar SuelyTodos os visitantes puderam conhecer a estrutura da Casa, seus laboratórios, sala de leitura e os espaços reservados à prática de campo.

De acordo com a presidenta do CEE/PA, Suely Menezes, as Casas Familiares Rurais no estado do Pará são modelos exitosos de oferta educacional aliada à formação técnica de qualidade.

Agnaldo Patrocínio, Presidente da Arcafar, ressaltou que os presentes são parceiros estratégicos das Casas Familiares Rurais e que a visita era um importante momento pelo qual a associação almejava há algum tempo. Ele lembrou, ainda, da necessidade de se dar prosseguimento às tratativas com o CEE/PA sobre a regularização da oferta educacional pelas Casas Familiares.

Agnaldo destacou a participação do Ministério da Educação, em especial da Sase, na articulação que viabilizou o repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as entidades comunitárias sem fins lucrativos da Região do Xingu, em parceira com as secretariais municipais de educação.

Rodrigo de Oliveira Junior, Coordenador de Cooperação Federativa da Sase/MEC, registrou que as Casas Familiares Rurais podem contribuir para o alcance das metas e estratégias previstas nos Planos Municipais de Educação (PMEs), principalmente em relação aos desafios estabelecidos para a formação básica, profissional e técnica dos estudantes do campo, concorrendo para o alcance das metas nacionais previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). A atuação das Casas Familiares na formação integrada do ensino médio com educação profissional e técnicas está em consonância com a estratégia 11.9 do PNE, qual seja: "expandir o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, de acordo com os seus interesses e necessidades".

  

Arcafar Rodrigo

Arcafar publico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Sase/MEC