Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Planos de carreira para os profissionais da educação é foco de formação de Avaliadores Educacionais

Planos de carreira para os profissionais da educação é foco de formação de Avaliadores Educacionais

Quarta-feira, 23 de março de 2016

20160322 Rede PCR PAProsseguindo as ações de formação e fortalecimento da Rede de Assistência Técnica de apoio à elaboração ou adequação dos Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais de Educação Básica pública (PCR), acontece o I Encontro Regional dos Avaliadores Educacionais da Região Sul, entre os dias 21 a 23 de março, no auditório da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre-RS. O evento foi organizado pela Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Divape/Sase/MEC).

O objetivo do encontro é realizar a formação técnica dos avaliadores educacionais (AEs) para executar os processos formativos aos entes federados no que concerne à legislação, o conceito e o diagnóstico situacional dos planos de carreira e remuneração para elaboração ou adequação dos seus PCR, visando ao cumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê: "assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica".

A Rede de Assistência Técnica, constituída em 2015, é composta por avaliadores educacionais sendo: um (1) coordenador em cada estado e um (1) técnico para cada cinquenta (50) municípios. A rede é uma iniciativa do MEC, coordenada pela Sase, em parceria com o Conselho dos Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Entre as atividades de formação, estão previstos exercícios práticos utilizando o Sistema de Apoio à Gestão do Plano de Carreira (SisPCR), que foi desenvolvido pelo MEC, para subsidiar o trabalho da rede, e que permite aos entes federativos cadastrar seus planos, simular alterações, calcular custos para um período de até dez anos, bem como pesquisar outros PCR em busca de sugestões para alterar seus planos.

20160318 Rede PCR CuiabaI Encontro das Regiões Norte e Centro-Oeste – a formação dos avaliadores educacionais da rede PCR, iniciou seu ciclo de formação nos dias 16, 17 e 18 de março, nas dependências do Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, com os participantes das Regiões Norte e Centro-Oeste.

O evento em Cuiabá contou com a participação de Alfredo Tomoo Ojima, representando a secretária de educação do Mato Grosso, Cezarina Benites Santos, secretária-executiva da Undime Mato Grosso, Odorica Oliveira, secretária-executiva do Conselho Estadual de Educação (CEE-MT).

O próximo encontro será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, em Belo Horizonte-MG, com a participação dos AEs da Região Sudeste.

Redação: Sase/MEC