Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Conselho de Acompanhamento e Controle do FUNDEB elege presidência

Conselho de Acompanhamento e Controle do FUNDEB elege presidência

Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

15092015 Fundeb consed 1Na tarde dessa terça-feira, 15/09, ocorreu a I Reunião Ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) da União.

Em um primeiro ato, a reunião foi dirigida pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC), Binho Marques, que apresentou como pauta de abertura do encontro a eleição das funções de presidente; vice-presidente e secretaria.

O secretário da SASE/MEC destacou a importância histórica do Fundeb e lembrou que "este Conselho tem um papel de controle social efetivo e devemos fortalecer este mecanismo cada vez mais".

Foram eleitos para Presidente – o representante do Consed e secretário de Educação e Cultura da Paraíba, Aléssio Trindade de Barros; para Vice-Presidente a representante da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos – CONFENAPA, Antônia Firmina de Oliveira Neta; e como Secretária do Conselho a representante da CNTE, Marta Vanelli.

O secretário Aléssio Trindade destacou que o momento é importantíssimo para o debate sobre o financiamento da educação e o aprofundamento do controle social destes recursos. "É preciso aprofundar as discussões de novo desenho para Fundeb seja a partir das metas do PNE, seja com a própria reconstituição dos parâmetros vigentes".

O representante do Consed lembrou também da agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, sendo um dos eixos prioritários o financiamento da educação, uma das dimensões da instituição do Sistema Nacional de Educação.

Também participou da reunião o Secretário de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), Manuel Palacios.

Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.

Fazem parte do Conselho Fundeb, no âmbito da União, os representantes do CNE, CNTE, FNDE, INEP, Confenapa, Undime, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e secretarias do Ministério da Educação.

15092015 Fundeb consed 2 15092015 Fundeb consed 3 15092015 Fundeb consed 4

Fonte: Consed com adaptações