Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Fórum de Educação do Piauí realiza III Conferência Estadual de Educação

Fórum de Educação do Piauí realiza III Conferência Estadual de Educação

Segunda-feira, 01 de junho de 2015

A meta é consolidar e validar propostas para o Documento Base de construção do Plano Estadual de Educação.

Com o objetivo de definir metas e estratégias para todos os níveis, etapas e modalidades da educação, o Fórum Estadual de Educação realiza, nos dias 1º e 2 de junho, próxima segunda e terça-feira, a III Conferência Estadual de Educação. O governador Wellington Dias, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias, e parlamentares participam da solenidade de abertura, na segunda (01), às 8h, no Atlantic City, espaço Helena Sousa.

Além desses, o evento vai contar com a participação de 1600 convidados, dentre delegados eleitos em todo o Piauí, autoridades e representantes da educação do estado e de todo o território nacional. A principal meta da Conferência é consolidar e validar propostas para o Documento Base de construção do Plano Estadual de Educação, instrumento de planejamento decenal (2015-2025) para a garantia do direito à educação dos cidadãos piauienses.

Para o coordenador do Fórum Estadual de Educação, Ribamar Torres, a Conferência se concretiza como um espaço de diálogo das políticas educacionais. "É um espaço de diálogo e debate de propostas que refletem diferentes realidades educacionais, com a finalidade de construir um projeto nacional de educação. As propostas apresentadas nessa conferência foram elaboradas e discutidas por delegados eleitos nas Conferências Regionais de Educação que ocorreram em vários municípios do estado", declara o coordenador.

Plano Estadual de Educação

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, em seu art. 8º, determina que "Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de 01 (um) ano contado da publicação da Lei".

O Fórum Estadual de Educação do Piauí (FEE/PI), criado pela Portaria GSE/ADM Nº 0010/2009, assumiu a articulação e coordenação do processo de discussão e elaboração participativa do Plano Estadual de Educação (PEE/PI), que envolve a realização de Plenárias e Conferências Livres Intermunicipais e a Conferência Estadual.

A Conferência Estadual de Educação tem caráter deliberativo para consolidar propostas que subsidiarão a elaboração, implementação e avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE).

Clique aqui e confira a programação. 

 

Fonte: Governo do Estado do Piauí