Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / Central de Trabalhadores do Brasil é recebida pelo Secretário da SASE para discutir pautas educacionais

Central de Trabalhadores do Brasil é recebida pelo Secretário da SASE para discutir pautas educacionais

Segunda-feira, 13 de abril de 2015

Na manhã desta segunda-feira, o Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino Binho Marques recebeu a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB). A audiência se deu a pedido da entidade que representa trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil.

Central TrabNa oportunidade, todos os dirigentes presentes fizeram reflexões e proposições relacionadas à educação, aos desafios do Plano Nacional de Educação e a pautas mais amplas relativas à própria democracia e aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Colocaram-se como parceiros na construção do sentido do lema de governo "Brasil, Pátria Educadora" e do reforço às bandeiras educacionais. Falaram da participação nas Conferências de Educação e no Fórum Nacional de Educação, bem como do Sistema Nacional de Educação, dos fóruns subnacionais, do PL 4330/2004, da necessidade de regulamentação da Educação a Distância no setor privado, do financiamento da educação, dos planos estaduais e municipais de educação, das medidas de valorização dos profissionais da educação e da pauta do ensino médio, além de outros assuntos. A Secretária de Educação da CTB Nacional Marilene dos Santos e os demais dirigentes presentes apresentaram ao Secretário Binho Marques, também em nome do presidente da entidade, Adilson Araújo, documento direcionado ao Ministro de Estado da Educação, em que detalham uma plataforma. Todos os dirigentes da entidade fizeram uso da palavra e apresentaram diversos temas para discussão e reflexão de parte do Ministério da Educação.

O Secretário Binho Marques, por sua vez, agradeceu a visita da entidade e reconheceu que, para o MEC, a interação com a entidade e outros setores da sociedade é fundamental para os avanços que se pretende alcançar no próximo período. Falou do processo de inclusão de entidades no FNE a ser submetido ao Coordenador e ao Pleno no mês de outubro de cada ano e de que, em sua visão, seria muito positiva uma crescente participação de entidades para fortalecer o próprio FNE, demonstrando apreço pelo pleito. Falou da agenda da SASE no campo da valorização dos profissionais da educação por meio de uma Diretoria própria da rede de apoio, constituída nacionalmente para viabilizar a elaboração ou adequação dos planos de educação em todo o território nacional e das ações que a SASE vem desenvolvendo no campo da valorização dos profissionais da educação. Para Binho Marques, "estreitar relações, discutir divergências e produzir consensos é central para que as políticas educacionais sejam produzidas de maneira mais sintonizada. Nesse sentido, queremos a CTB também como interlocutora para dialogar sobre o Sistema Nacional de Educação, em que a valorização dos profissionais da educação é um eixo central para assegurar ganhos em qualidade".

O Secretário Binho Marques se comprometeu a levar ao conhecimento do Ministro Renato Janine e dos secretários do MEC a pauta apresentada e manter diálogo com a entidade. Também chamou atenção para a próxima reunião do FNE que tem como foco a discussão e a mobilização em torno dos planos de educação em face dos prazos estabelecidos pelo PNE.

Reuniao CTBAlém do Secretário da SASE e da Secretária de Educação da CTB, participaram da agenda os dirigentes Valéria Morato, Berenice D'arc Jacinto, Nara Souza, Celina Alves e Manoel Silva, o vereador Gilson Reis, além do Secretário Executivo do FNE, Walisson Araujo.

 

 

 

 Redação: SASE/MEC