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SNE é debatido no encerramento de Simpósio da ANPAE

SNE: Padrões de institucionalização, governança e gestão educacional estão entre os temas de debate no encerramento do XXVII Simpósio da ANPAE

WalissonNa manhã do dia 10 de abril, nas dependências do Centro de Convenções de Pernambuco, o XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação debateu "Padrões de institucionalização, governança e gestão educacional". A mesa 22 foi composta pelos Conselheiros do Conselho Nacional de Educação, Erasto Fortes Mendonça e Sérgio Franco e coordenada pela Professora Maria de Fátima Cóssio.

O Professor Erasto Fortes Mendonça, historiou o processo constituinte e o fato de que os padrões de institucionalização trouxeram, de maneira muito forte, a participação da sociedade com um princípio. Como exemplos, destacou as experiências de orçamento participativo, os conselhos de participação de inúmeras naturezas que constituem iniciativas fundamentais para tais padrões. O professor Erasto Fortes também tratou das tensões a respeito da materialização do "princípio da gestão democrática do ensino público na forma da lei". Rememorou que a dinâmica de construção desse dispositivo era "pacificar o princípio da gestão democrática do ensino, irrestritamente, já que não há como conceber que o ensino privado pudesse ser constituído sem gestão democrática". Mas a tese não prevaleceu, de modo que o dispositivo constitucional se restringiu ao ensino público, ressalvou. Erasto Fortes também destacou que são muitas as iniciativas legislativas que pretendem dar tratamento à questão da gestão democrática, sob diferentes enfoques, contudo, com um destino em regra comum: o arquivo das casas legislativas. Problematizou, portanto, que há "algo" que redunda na não existência de uma legislação federal que trate da gestão democrática. Também destacou a constituição dos Conselhos Federal e Nacional de Educação e a necessidade de revisitar a lei de constituição do atual Conselho Nacional de Educação.

O professor Sérgio Franco destacou, entre outros aspectos, que a gestão e governança na universidade são dimensões muito complexas. Em especial problematizou o modelo de expansão das vagas e quais seriam as melhores estratégias para cumprir os desafios do PNE. Para o professor, "o debate acerca dos caminhos para fazer frente aos desafios do PNE precisa ser feito com muita urgência". O Professor também destacou um crescente equilíbrio de forças entre setores da sociedade no interior do CNE, importante para tratar os temas educacionais de forma igualmente aprumada.  

Evento2Evento3O XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, promovido pela ANPAE encerrou-se nesta sexta-feira com a participação de 1300 participantes de todos os estados do Brasil e, também, de outros países. A mesa de encerramento "A Anpae e os compromissos com a educação brasileira" foi presidida pela Professora Márcia Ângela Aguiar (segunda da direita para a esquerda), Professora da UFPE e Conselheira do Conselho Nacional de Educação. Marcia Ângela na oportunidade agradeceu a todos e, em especial, a todo empenho da SASE, na pessoa do Secretário Binho Marques, que não poupou esforços para atender a ANPAE em tudo que foi possível. Também destacou que o evento aprovou uma moção tratando do tema da redução da maioridade penal.

A Professora Márcia Ângela anunciou, também, o novo presidente da ANPAE, Professor João Ferreira de Oliveira, da Universidade Federal de Goiás que assume a entidade acadêmica.

 

Redação SASE/MEC, 10/04/2015