Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / PME é aprovado em Capão do Leão (RS)

PME é aprovado em Capão do Leão (RS)

Quinta-feira, 18 de junho de 2015

Documento envolve todos os níveis e modalidades de ensino de Capão do Leão

Capao leao img 2Depois de um dia de intenso trabalho, o Plano Municipal de Educação (PME) de Capão do Leão foi aprovado na Conferência Municipal de Educação, realizada dia 1º de junho, nas dependências do Sindicato dos Municipários. O documento envolve todos os níveis e modalidades de ensino de Capão do Leão, e define diretrizes e metas educacionais para os próximos dez anos.

Com a presença de cerca de 150 pessoas, entre educadores, estudantes, representantes de instituições civis, de ensino, de conselheiros, de pais e responsáveis e de autoridades, o evento foi marcado por intensas discussões.

A secretária municipal de Educação, Suélen Cardoso, comemorou o sucesso da Conferência e a forma democrática e politizada com que as discussões se deram "Somos privilegiados de estarmos aqui compartilhando ideias para o futuro da Educação leonense. O nosso objetivo é muito mais do que atender a lei, é nos comprometer com o sonho de justiça social, de igualdade, de oportunidades de acesso os estudantes que precisam e devem usufruir do direito de ter uma educação com qualidade numa escola pública. Chegamos a essa conferência na expectativa de acertar mais um pouco, realizando um trabalho democrático, onde, se não vamos resolver os anseios da Educação hoje, resolveremos caminhando e trabalhando"

Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2014, onde foi realizado um levantamento da atual realidade da Educação no município, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A pesquisa foi realizada por uma comissão técnica legalmente instituída, com representação das Modalidades de Ensino (Campo, EJA, Ensino Fundamental e Educação Infantil), Sindicatos dos Municipários, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores. Esse levantamento, juntamente com o Plano Nacional de Educação e com as sugestões colhidas na Pré Conferências, deu embasamento para a elaboração de um documento participativo, remetendo à reflexão sobre a educação no Município como um instrumento que tem como intuito responder às necessidades educacionais e sociais a partir de sua instituição.

O Promotor Regional de Educação, doutor Paulo Roberto Gentil Charqueiro esteve presente na abertura do evento e lembrou a importância social do trabalho "Para mim é uma grande conquista ver a participação da sociedade na elaboração desse Plano, afinal, o Plano não é da Secretaria de Educação, ou da Câmara, ou do Prefeito, ele é da Comunidade e é essa comunidade que deverá acompanhar de perto para que ele efetivamente se concretize, que saia do papel."

Com metas alinhadas ao Plano Nacional de Educação e com as contribuições dos delegados durante a Conferência, o texto base do PME terá agora sua redação final em forma de projeto de lei e segue para a aprovação junto à Câmara de Vereadores, onde deverá ser avaliado e aprovado ainda durante o mês de junho.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Capão do Leão