Portal do Governo Brasileiro
X
BUSCA
Pagina Inicial / Destaques / SASE e Frente Parlamentar do PNE discutem planos de educação em SC

SASE e Frente Parlamentar do PNE discutem planos de educação em SC

Sexta-feira, 29 de maio de 2015

FPPNE SC mesa Pedro UczaiOcorreu na última sexta-feira, 22 de maio, o seminário "A Construção e Implementação dos Planos Municipais de Educação". O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Dionísio Cerqueira/SC em parceria com a Câmara dos Deputados, através da Frente Parlamentar pela Implementação do PNE, e com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Os participantes debateram o Plano Nacional de Educação e a elaboração dos planos estaduais e municipais num processo de articulação entre eles. A Secretária de Educação, Lene Mello, apresentou o Plano Municipal de Educação de Dionísio Cerqueira e anunciou a entrega do documento ao Legislativo. "O PNE foi um avanço para a educação brasileira e para nós de Dionísio Cerqueira entregar um plano que envolveu um trabalho de pesquisa e diagnóstico da situação real do município, debateu metas, perspectivas e novos desafios vem para fortalecer a qualidade da educação e valorização profissional", destacou Lene.

O deputado e presidente da Frente Parlamentar pela Implementação do PNE, Pedro Uczai (PT-SC), destacou que "o PNE planeja a educação para os próximos 10 anos, mostra o quanto é fundamental e prioridade a educação, porque também determina que cada estado, cada município terá seu plano, seu instrumento de transformação da educação".

Lucia Carminatti, deputada estadual (PT-SC) e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de SC, falou sobre o Plano Estadual de Educação (PEE): "não é um plano da rede estadual, é um plano para a educação de Santa Catarina, temos que envolver o estado, os municípios, a rede privada, a rede pública, as universidades. Nós precisamos desencadear esse diálogo e, esse debate aqui vai ao encontro disso, é um debate que vai amadurecendo a discussão do PEE".

Walisson Araújo, Coordenador-Geral de Apoio à Gestão Democrática da SASE/MEC e secretário-executivo do Fórum Nacional de Educação, destacou a importância da participação social na construção do PNE, aprovado sem vetos pela Presidenta Dilma, e que deve estar presente nas discussões dos planos municipais, ressaltou também que "O PNE traz o desafio da articulação dos entes federados de maneira integrada e colaborativa. Para concretizar–se como Política de Estado que extrapola os tempos das gestões governamentais, precisa estar vinculado aos planos estaduais, do Distrito Federal e municipais de Educação. As metas são nacionais, portanto, todos têm compromisso com cada uma delas", disse.FPPNE SC

Participaram do evento as Secretarias de Educação dos municípios de Guarujá do Sul, São José do Cedro, Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte e Princesa, e da Gerência Regional de Ensino de Dionísio Cerqueira.

Clique aqui para saber mais sobre a Frente Parlamentar pela Implementação do PNE.

 

Redação SASE

Imagens: Lucia Carminatti e Pedro Uczai