Mercadante afirma que PNE será a bússola da sua gestão

 - - -  
nº 09

PNE em Movimento

De 03/10/2015 a 16/10/2015


Senhor(a) Visitante,

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante ressaltou, em seu discurso, o Plano Nacional de Educação (PNE) - como norteador da sua gestão -  e reafirmou que desde a sua primeira gestão vem dizendo "a educação é um desafio estratégico para continuidade dos avanços sociais no Brasil.

Dando ênfase ao papel das secretarias do Ministério da Educação, o Ministro reconheceu o papel da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) na mobilização dos entes federados na elaboração ou adequação dos planos de educação e destacou a importância da agenda instituinte do Sistema Nacional de Educação para a efetivação do PNE.

Acompanhe aqui o debate sobre o SNE.

Mercadante afirma que PNE será a bússola da sua gestão

Mercadante afirmou que a bússola de sua gestão será o Plano Nacional de Educação 2014-2024, aprovado por unanimidade e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff sem um veto. O Ministro ressaltou os desafios da implementação das metas e estratégias do PNE como uma ação de responsabilidade de diversos gestores e atores da sociedade civil: "isso vai exigir muito planejamento e interlocução entre os gestores públicos e todos aqueles que militam na área educacional".


INEP abre consulta pública para as contribuições à publicação Linha de Base - PNE 2014-2024

O PNE prevê que, a cada dois anos, o Inep publique estudos para aferir a evolução no cumprimento de suas metas. A fim de atender a essa determinação, o objeto dessa consulta pública é o documento Plano Nacional de Educação – Linha de Base, que apresenta, em caráter preliminar, os indicadores selecionados.

A consulta pública, por meio de formulário on-line, estará disponível no período de 13 de outubro a 11 de dezembro de 2015.

Para participar, clique aqui.


CNTE defende a instituição do SNE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou em setembro, a nota pública: Análise do documento da SASE/MEC sobre Sistema Nacional De Educação. O documento discorre sobre o texto — Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país — disponibilizado pelo MEC, em junho para amplo debate nacional.

Assista aqui ao vídeo da CNTE que avalia o documento sobre o SNE.


SASE comparece na abertura da 37ª Reunião da ANPEd

A 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), com o tema Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, aconteceu de 4 a 8 de outubro, em Santa Catarina. A abertura contou com a presença do Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Binho Marques, representando o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A SASE participou do evento, em especial, da Sessão Conversa, dedicada ao financiamento da educação e o debate sobre o Custo Aluno-Qualidade (CAQ), em 5 de outubro.


Painel Estados e Municípios


Veja mais


Para mais informações, acesse pne.mec.gov.br

Ministério da Educação

Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

Contato:colaborepne@mec.gov.br ou 0800-616161

Quer ser removido da lista?